Fapesp: Três variedades de uva de mesa sem sementes são lançadas no Mercado

Presença desse tipo de fruta não é novidade nas quitandas e supermercados

seg, 22/12/2003 - 11h06 | Do Portal do Governo

Elas podem ser definidas em poucas palavras: suculentas e sem aqueles incômodos carocinhos no meio da polpa. São três variedades de uva de mesa sem sementes, uma tinta e duas brancas, que serão lançadas em Jales, município do noroeste paulista, no dia 19 deste mês, na Estação Experimental de Viticultura Tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A presença desse tipo de fruta não é novidade nas quitandas e supermercados. Mas as novas variedades de uvas apirênicas – esse é o nome técnico do produto – são diferentes das raras cepas sem sementes plantadas no país, como a Thompson, a Festival e a Centennial.

Resultado de um trabalho de melhoramento genético por método tradicional iniciado há sete anos, as três cepas foram desenvolvidas para florescer nas condições climáticas brasileiras, mais quentes que a maioria dos vinhedos do mundo. ‘Seu manejo é mais simples e a produtividade maior do que as variedades originárias de regiões temperadas’, diz o pesquisador Umberto Almeida Camargo, da Embrapa Uva e Vinho, sediada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, que coordena os trabalhos com as uvas apirênicas.

A rigor, as novas variedades não são totalmente desprovidas de sementes. Elas possuem resquícios dessas estruturas germinativas. Nas uvas tintas, são como traços na forma de uma ou duas pequenas pintas róseas no interior da polpa. Nas cepas brancas, é mais difícil ver essas manchinhas. ‘Mas esses traços são macios como a polpa da fruta e não sentimos a sua presença na boca’, assegura Camargo. É interessante notar que os cultivares da Embrapa descendem de variedades que naturalmente já não apresentavam sementes. Depois de fecundadas, as plantas apirênicas geram embriões, como acontece em qualquer outro vegetal. Mas, passadas cerca de oito semanas da fertilização, ocorre um aborto espontâneo. Tal evento inviabiliza a formação de sementes, porque o embrião (que é a fusão do material genético paterno e materno) fica alojado dentro dessa estrutura germinativa.

Leia a matéria completa no site da