Fapesp: Tecnologia nacional diminui custos de produção de lentes especiais

Lentes são fabricadas com plásticos injetáveis

qua, 11/06/2003 - 20h30 | Do Portal do Governo

Lentes especiais que proporcionam melhor qualidade das imagens em lupas médicas, microscópios, óculos para visão noturna e até câmeras fotográficas e filmadoras começaram a ser produzidas pela Optovac, uma pequena empresa de Osasco, na Grande São Paulo. Essas lentes garantem imagens de alta qualidade, sem as pequenas distorções das lentes convencionais. São chamadas de não esféricas ou asféricas e conseguem manter o foco de maneira mais eficiente, reduzindo para níveis aceitáveis a chamada aberração esférica, ou a falha na formação de uma imagem causada pela refração da luz em superfícies esféricas, fenômeno físico que se manifesta nas lentes convencionais. As asféricas têm um tipo de curvatura que permite a obtenção de imagens com maior nitidez.

Elas podem ser fabricadas com curvaturas específicas, evitando problemas focais que comprometem a qualidade visual da imagem observada. De forma grosseira, a aparência delas lembra mais o formato de um cone, com suas curvas mais acentuadas.Frente ao desafio de dominar a sofisticada tecnologia de produção dessas lentes com a utilização de materiais como o plástico injetável – policarbonato, poliestireno ou acrílico -, que permitem diminuir pela metade os custos de produção, a Optovac está finalizando um projeto de desenvolvimento desses produtos com o apoio financeiro da FAPESP, por meio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).

Iniciado há dois anos, o projeto resultou em moldes para a produção das lentes de plástico, processo que deverá começar em outubro deste ano. Para Sérgio Antônio de Almeida Nobre, diretor da empresa e coordenador do projeto, ‘a parceria com a FAPESP foi extremamente decisiva, porque nos permitiu desenvolver uma tecnologia inédita no país e única no Hemisfério Sul’.

Leia a matéria completa no site da

Samuel Antenor
-C.M.-