Fapesp: Simpósio IRCAM-Brasil discute o MusArtS, instituto virtual de música e tecnologia

Evento será realizado até 14 de agosto

qua, 06/08/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

Até 14 de agosto será realizado, na sede da FAPESP, o simpósio IRCAM-Brasil. O evento promove um ciclo de workshops, palestras e concertos com a participação de músicos e pesquisadores ligados ao Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM) criado em 1969 pelo francês Pierre Boulez, um dos mais influentes músicos do século XX.

As atividades do evento começam nesta sexta-feira, dia 8, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com duas palestras de diretores e seguem, na noite do mesmo dia, com a inauguração da mostra “Compositeurs”, do fotógrafo italiano Marco Delogu, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo. Entre 11 e 14 de agosto, serão realizadas palestras e workshops sobre música computadorizada no Instituto Cultural Itaú e na Faculdade Santa Marcelina. E, nas noites dos dias 11, 12 e 14, três ateliês-concertos ocorrem no mesmo teatro (veja programação).

Durante o IRCAM-Brasil também serão discutidas as características do programa MusArtS, Musica Articulata Scientia, o instituto virtual de música e tecnologia que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, está formatando para articular todos os pesquisadores paulistas da área. O MusArtS será um núcleo pioneiro no Brasil, com o objetivo de concentrar projetos de pesquisa científica sobre música, ciência e tecnologia.

O simpósio IRCAM-Brasil mostrará novas tendências e softwares desenvolvidos pelo instituto francês. Além de integrar equipes brasileiras e internacionais de referência na área, o encontro pretende criar um fundo de estudos para implantar no Brasil projetos da equipe do IRCAM, em parceria com a FAPESP. O evento tem a curadoria do compositor Sílvio Ferraz, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A iniciativa tem apoio da Association Française d’Action Artistique (AFAA), do Consulado Geral da França em São Paulo, do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec), do Centro de Documentação de Música Contemporânea da Unicamp (CDMC), da rádio Cultura FM, da Faculdade Santa Marcelina e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).