Fapesp: RedeBio integra pesquisadores que fazem a prospecção da biodiversidade paulista

Fundação está avaliando a oportunidade de criar a Rede, que deverá associar-se ao Biota-Fapesp

ter, 03/06/2003 - 17h52 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 5, Dia Internacional do Meio Ambiente, a Fapesp fará o lançamento de normas e prazos para a apresentação de Pré-Propostas de Projetos para a Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios/RedeBio,www.redebio.org.br.

A Fundação está avaliando a oportunidade de criar a Rede, que deverá associar-se ao Biota-Fapesp, programa criado em 1999 para fazer o levantamento e a caracterização de toda a biodiversidade paulista.

A RedeBio pretende estender para todo o Estado de São Paulo os resultados obtidos pelo projeto de bioprospecção de plantas da Mata Atlântica e do Cerrado, um dos 38 projetos desenvolvidos no âmbito do Biota.

A meta é integrar todos os grupos de pesquisa do Estado que atuam nas diversas etapas de levantamento e classificação de microrganismos, fungos macroscópicos, plantas, vertebrados e invertebrados. O banco de dados sobre a biodiversidade formado pelo Programa poderá ser acessado e alimentado por qualquer instituição participante da Rede.

A RedeBio será mais um instrumento do Biota-Fapesp para viabilizar a conservação da biodiversidade paulista e criar os mecanismos econômicos necessários para financiar a manutenção de parques e reservas.


Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios/RedeBio
Local: Auditório da Fapesp, r. Pio XI, 1500 – 4º andar
Data e Horário: dia 05 de junho às 10h30