Fapesp: Projeto quer preservar Ilha Solteira

Pesquisadores tentam reverter degradação ambiental

ter, 28/06/2005 - 8h59 | Do Portal do Governo

Em 1961, a Ilha Solteira, localizada no rio Paraná, contava com uma área de 28 hectares, com 64% de cobertura arbórea original. Em 2003, a região se resumia a apenas 17 hectares, por causa de erosão, e sua vegetação havia sofrido uma redução de 86%.

Na tentativa de reverter o quadro de degradação ambiental, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciaram a implantação de um projeto para recuperar a cobertura vegetal da região. “A construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que faz parte do Complexo Urubupungá, foi a principal causadora da diminuição da área”, disse Carlos Flechtmann, engenheiro agrônomo e um dos responsáveis técnicos pelo projeto, à Agência FAPESP. “O aumento da vazão de água faz com que a terra seja literalmente lavada”, diz o pesquisador do projeto, que é coordenado pelo professor Hélio Ricardo Silva.

Embora seja uma área de proteção ambiental, Flechtmann explica que, ao longo dos anos, a população de pescadores desmatou a ilha para a construção de acampamentos. “Ao remover a cobertura vegetal, onde as raízes das árvores seguram a terra, a água acaba levando a areia embora”, explica.

A Ilha Solteira – que deu nome à cidade paulista que fica na margem do rio Paraná – abriga animais silvestres e serve como ponto de instalação de ninhos das aves migratórias. Com o intuito de verificar o grau de degradação, inicialmente será feito um levantamento da flora local para que os dados sejam cruzados com estudos sobre a biodiversidade de insetos, mamíferos, répteis e aves.

Em seguida, uma equipe ficará responsável pelo plantio de vários tipos de mudas para reflorestar as áreas degradadas. “Serão plantadas figueiras, sangras d’água, ingás, ipês e outras espécies características da mata ciliar que recobriu, no passado, as ilhas e margens do rio Paraná”, conta Flechtmann. Segundo ele, o projeto prevê o reflorestamento de 8 hectares de terra, onde serão plantadas 16 mil mudas de 80 espécies nativas.

“O ideal é esperar até o fechamento das copas das árvores plantadas. Assim, a chuva chegará com menos intensidade ao solo e as raízes irão evitar a erosão. A meta é que dentro de 12 meses já tenhamos todas as mudas plantadas”, disse o pesquisador.

O docente da Unesp explica ainda que será instalado no local um laboratório de geoprocessamento para monitorar o processo de cobertura vegetal. “Lá serão oferecidas todas as condições para que os pesquisadores possam receber os mapas e interpretar o grau de erosão e as áreas recuperadas“, garante. A iniciativa é financiada pelo Ministério da Justiça, pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e pela Prefeitura Municipal de ilha Solteira.

Da Agência FAPESP

J.C.