Fapesp: Projeto leva Informações sobre o câncer a escolas

Kit será distribuído a educadores de escolas públicas e privadas paulistas

ter, 12/08/2003 - 11h18 | Do Portal do Governo

Da Agência da Fapesp

Especialistas do Hospital do Câncer desenvolvem kit com informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e dúvidas sobre a doença. O material será distribuído gratuitamente a escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo e estará disponível a toda população via internet.

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, às 10 horas, será lançado na sede da FAPESP o kit multimídia Educação em Câncer, com informações claras e didáticas sobre a doença apresentadas em vídeos e manuais impressos. O material é resultado do projeto de difusão científica do Centro Antônio Prudente de Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (CEPIDs) criados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em 2000. O objetivo é transmitir para a sociedade o conhecimento que a pesquisa científica produz sobre a doença.

O kit será distribuído a educadores de escolas públicas e privadas paulistas para que as informações adquiridas pelos professores sejam transmitidas a alunos, que poderão repassá-las a seus familiares e à sua comunidade. O material traz, em linguagem acessível, informações sobre fatores de risco, sintomas, prevenção, esclarece dúvidas freqüentes, aborda os tipos da doença, formas de tratamento e aponta os grupos sociais e faixas etárias mais propensos a diferentes tipos de tumores. A iniciativa pode ajudar a mudar o perfil da doença no país – marcado pela falta de prevenção e diagnóstico tardio – quase sempre relacionados à falta de informação.

Hoje, mais de 70% dos tipos de câncer podem ser prevenidos, o que reforça a importância do acesso à informação ainda na escola. No Hospital do Câncer, duas em cada três pessoas (66%) são curadas. Entre as crianças, o índice é de 73%, ou seja, três em cada quatro ficam livres dos tumores. Quando o diagnóstico é precoce, a cura alcança 90%. Apesar destes números, a prevenção continua sendo o melhor remédio, sobretudo porque cerca de 70% dos casos de câncer são causados pela exposição indevida a fatores de risco que poderiam ser facilmente evitados, sobretudo entre crianças e adolescentes. Para se ter uma idéia, o cigarro é responsável por cerca de 35% de todos os tumores, o álcool 15%, a exposição indevida ao sol 10% e bactérias ou vírus (como o HPV) 10%.

O kit Educação em Câncer é composto por cinco manuais, cartazes, folhetos e duas fitas de vídeo com dicas de prevenção e sintomas. No vídeo “O Que é Câncer”, entrevistas com o pesquisador Luiz Fernando Lima Reis e Ricardo Brentani, são ilustradas com gráficos e informações sobre a doença, fatores de risco e incidência no Brasil. Outro vídeo, “Tipos de Câncer”, enfoca os tipos de tumores mais freqüentes: câncer de boca, laringe e faringe, tireóide, colo do útero, estômago, mama, pele, próstata, pulmão e infantis, como o retinoblastoma e a leucemia.

Todo o material poderá ser reproduzido a partir dos sítios do Hospital do Câncer (http://www.ecancer.org.br) e do projeto Saúde Brasil (www.saudebrasilnet.com.br). Para ampliar os resultados, o Hospital preparou um curso de capacitação de agentes multiplicadores. Usuários do kit também poderão contar com um Centro de Apoio no sítio do Hospital para esclarecer dúvidas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11)3838-4176 / 4151

V.C.