Fapesp: Mapa reúne dados sobre recursos hídricos subterrâneos de São Paulo

Recursos subterrâneos de água do Estado são compostos por sete aqüíferos sedimentares

seg, 19/09/2005 - 15h11 | Do Portal do Governo

Está em fase de conclusão o mapa que reúne, em um único documento, informações estratégicas sobre importantes reservas hídricas subterrâneas localizadas no Estado. Fruto de parceria entre o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Geológico (IG) e o Serviço Geológico do Brasil, o mapa foi elaborado com base em informações obtidas nos arquivos das quatro instituições e na atualização da base de dados existentes sobre os aqüíferos paulistas desde a década de 1970.

Os recursos subterrâneos de água do Estado são compostos por sete aqüíferos sedimentares, formados por rochas porosas, mais dois grandes grupos de aqüíferos fraturados, formados por rochas vulcânicas e cristalinas. A pesquisadora do IPT e coordenadora temática do projeto, Malva Andrea Mancuso, explica que, com a integração entre informações antigas e atuais, será criado banco de dados sobre as condições de cada aqüífero regional. Com isso, será possível indicar as áreas mais favoráveis para a exploração racional das águas.

O resultado final do trabalho será a publicação do mapa, nas versões impressa e em CD-ROM. “Os 6 mil mapas da tiragem inicial serão distribuídos gratuitamente aos órgãos públicos, comitês de bacias hidrográficas, e a instituições de ensino e pesquisa dentro e fora do Estado”, informa Malva.

O principal público-alvo do projeto são os 21 comitês de bacias hidrográficas, formados por representantes da sociedade civil e dos governos do Estado e dos municípios. “Com esse instrumento de gestão em mãos, os comitês terão melhores meios de identificar os aqüíferos que ainda podem ser explorados com segurança, de acordo com a demanda das cidades onde há problemas de abastecimento público”, conclui a coordenadora temática do projeto.

Thiago Romero, Da Agência Fapesp/ Diário Oficial