Fapesp: Livro conta a História da C&T no Brasil

Prelúdio para uma História – Ciência e Tecnologia no Brasil será lançado durante a 56ª Reunião Anual da SBPC

ter, 20/07/2004 - 17h00 | Do Portal do Governo

Manoel Querino, Antonio Francisco de Paula Souza e Maria Josefina Durocher ocupam lugares nobres no desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Entretanto, sua trajetória, assim como de muitos dos pioneiros da história científica nacional, ainda é pouco conhecida.

Organizado pelo historiador Shozo Motoyama, diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP, o livro Prelúdio para uma História – Ciência e Tecnologia no Brasil (Edusp/Fapesp, 518 páginas) assume o desafio de tornar a contribuição de pesquisadores ao longo de mais de quinhentos anos de descobrimento conhecida e parte da nossa cultura. Com a presença do organizador, a obra será lançada nesta quarta-feira, dia 21, às 17 horas, durante a 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cuiabá.

O livro conta histórias interessantes, como a dos elogios de Einstein aos trabalhos sobre teoria quântica e relatividade do físico brasileiro Mário Schenberg, e revela fatos importantes, como as participações do arquiteto Manoel Querino na fundação do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (1872) e do engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza na criação da Escola Politécnica de São Paulo (1893). Também estão registrados marcos da ciência brasileira representados, por exemplo, pelos avanços e desdobramentos de pesquisas nas áreas de farmacologia e bioquímica com os trabalhos de Maurício Rocha e Silva, e curiosidades: a parteira Maria Josefina Durocher foi a primeira mulher admitida pela Academia Imperial de Medicina, no Rio de Janeiro do século XIX.

Sobre a atividade científica atual, Prelúdio para uma História – Ciência e Tecnologia no Brasil destaca o reconhecimento internacional do país e refaz os caminhos das pesquisas em genômica, iniciadas com os projetos apoiados pela Fapesp para seqüenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa e Genoma Humano do Câncer, que colocou o Brasil na posição de segundo maior produtor, em todo o mundo, de informações genéticas sobre a doença.


Prelúdio para uma História – Ciência e Tecnologia no Brasil
Organização de Shozo Motoyama
– Data: Quarta-feira, dia 21
– Horário: 17 horas
– Local: SBPC – Expo Livro – Ginásio da UFMT – Distribuidora Parati – Estandes 15 e 16
– 56ª Reunião Anual da SBPC – Cuiabá – MT

Gerência de Comunicação da Fapesp / Assessoria de Comunicação