Fapesp lança ‘Indicadores de Ciência,Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2001’

Lançamento será nesta terça-feira, dia 7, na sede da instituição

seg, 06/05/2002 - 13h15 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, lança nesta terça-feira, dia 7, na Capital, o segundo volume da série ‘Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo’. O lançamento será às 10h30, durante entrevista coletiva na sede da instituição.

Em 11 capítulos, a publicação pode ser dividida em três blocos:
– insumos para a produção científica e tecnológica;
– resultados e
– impactos econômicos e sociais da pesquisa científica e tecnológica.

O primeiro bloco compreende análises e dados sobre educação básica, educação superior, recursos financeiros e recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento. O segundo trata dos resultados dos investimentos feitos e aborda a produção científica, o balanço de pagamentos tecnológico (importação e exportação), inovação tecnológica e tecnologias da informação da indústria paulista. Por fim, o terceiro bloco traz dados sobre o impacto econômico da pesquisa, o impacto social da pesquisa em saúde e um estudo sobre ciência e tecnologia na mídia.

O volume contém informações importantes sobre o crescimento de matrículas no ensino fundamental e médio e a qualidade desse ensino, que irá refletir-se, posteriormente, no ensino superior. Quanto à pós-graduação, por exemplo, houve aumento tanto no número de cursos de mestrado e de doutorado no país e em São Paulo quanto no número de alunos matriculados. São Paulo, em 1998, abrigava 41% dos alunos de mestrado do país e 58% dos de doutorado.

Entre os principais destaques, os Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2001 revelam que o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina em volume de investimentos em Ciência e Tecnologia.

Dos recursos públicos que compõem essa despesa, em 1998, a participação federal em São Paulo foi de 42% e, dos 58% alocados pelo governo paulista naquele ano, 16% foram provenientes da Fapesp. A atividade de pesquisa científica e tecnológica no Estado está concentrada no segmento acadêmico, que emprega 78% dos pesquisadores. A pouca participação do segmento industrial se reflete no número de patentes. Entre os 20 principais depositantes de patente de invenção no Brasil há apenas uma empresa brasileira.

Data: Terça-feira, dia 7 de maio de 2002
Horário: 10h30
Local: Sede da Fapesp – Rua Pio XI, nº 1.500, Alto da Lapa – São Paulo-SP