Fapesp: Internet é a segunda maior fonte de informação durante a campanha eleitoral

Pesquisa foi realizada pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo

qui, 23/09/2004 - 10h58 | Do Portal do Governo

A rede mundial de computadores é uma fonte importante para obtenção de informações também durante a campanha eleitoral para a prefeitura da cidade de São Paulo. Uma pesquisa realizada pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, que acaba de ser divulgada, coloca a internet logo atrás da televisão como principal fonte de informação da população a respeito das plataformas políticas dos candidatos.

Participaram da enquete 587 homens e 331 mulheres. Todos usuários do Fala São Paulo, canal de comunicação que faz parte do Programa Acessa São Paulo, organizado pelo Governo do Estado com o objetivo de combater a exclusão digital entre a população de baixa renda.

Ao responderem à pergunta sobre qual canal de comunicação é o mais usado para se obter informações a respeito dos projetos políticos dos candidatos, os entrevistados elegeram a televisão em primeiro lugar. Das 918 pessoas que participaram da pesquisa, 39% disseram se informar pelos telejornais. O mesmo número disse se informar pelo horário político na TV. A opção internet veio a seguir, selecionada por 32% das pessoas.

Os meios de comunicação impressos, jornais e revistas, foram citados por 30% dos entrevistados. Segundo os organizadores da enquete, como a resposta era de múltipla escolha, a soma das porcentagens passa de 100%. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 12 de agosto.

Da Agência Fapesp

M.J.