Fapesp: Exposição na internet apresenta biodiversidade do estado de São Paulo

Mostra também está em cartaz no Espaço Cultural Citibank

seg, 07/06/2004 - 12h44 | Do Portal do Governo

A exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras, comemorativa aos cinco anos do Programa Biota-FAPESP – Instituto Virtual da Biodiversidade, está em cartaz em São Paulo, no Espaço Cultural Citibank, localizado na Av. Paulista, 1.111, onde fica até 30 de junho. Em seguida, segue para outros espaços na capital e no interior.

A mostra, que também homenageia a Semana Internacional do Meio Ambiente, está dividida em cinco módulos: Águas Costeiras, Mata Atlântica, Águas Urbanas, Águas Interiores e Cerrado. Textos didáticos, mapas, imagens de satélites e muitas fotos mostram aos visitantes a rica distribuição da biodiversidade paulista.

A Agência FAPESP montou uma apresentação com alguns dos destaques da exposição, para ser vista pela internet, por meio do endereço www.fapesp.br/expobio. A apresentação on-line traz os cinco módulos, com textos e legendas explicativas para as fotos.

Para aproveitar melhor a exposição, os idealizadores sugerem que se imagine estar chegando ao Estado de São Paulo de barco. O módulo Águas Costeiras ilustra os organismos, muitos deles microscópicos, que são encontrados ao descer do barco nas águas rasas de uma praia.

Ao deixar a praia e caminhar em direção ao interior, depara-se, no módulo seguinte, com a Mata Atlântica, a mais exuberante floresta brasileira, que recobre as escarpas da Serra do Mar e se estende pelo interior do Estado. Ao passar pela Serra do Mar, chega-se ao maior centro urbano da América Latina. Apesar de profundamente modificado pelo homem, o ambiente urbano surpreende pela diversidade de animais e plantas encontradas, como mostra o módulo 3 – Áreas Urbanas.

Repetindo o caminho feito pelos bandeirantes, o espectador prossegue em direção ao interior pelo rios. Ainda que altamente poluídos na saída de São Paulo, eles vão se depurando à medida que se afastam da metrópole e apresentam uma fauna muito rica e diversificada, que é mostrada no Módulo 4 – Águas Interiores. Esse módulo mostra também a importância das Matas Ciliares para a preservação dos mananciais e dos recursos hídricos.

Finalmente, ao navegar pelos rios, chega-se a uma porção do interior do Estado onde predominam os Cerrados, que são apresentados no módulo 5.

Clique aqui para ver a apresentação on-line.

Da Agência Fapesp

(LRK)