Fapesp: Empresas do Cietec são selecionadas para o Pappe-Pipe III

A Adespec, a Brats, a LaserTools e a Electrocell vão investir o dinheiro na compra de equipamentos

ter, 18/01/2005 - 16h12 | Do Portal do Governo

Quatro empresas que desenvolveram seus negócios inovadores dentro do Cietec foram selecionadas pelo Programa Pappe-Pipe III – uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As empresas contempladas Adespec – Adesivos Especiais, Brats, LaserTools e Electrocell deverão receber, cada uma, aproximadamente R$ 500 mil para a fabricação de produtos oriundos da inovação tecnológica.

O Programa Pappe-Pipe III é uma adaptação feita para o Estado de São Paulo do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), implementado em vários estados do Brasil pela Finep. Todos os empreendimentos escolhidos pelo Pappe-Pippe III já estão em uma fase adiantada no Programa de Inovação Tecnológica em Pequena Empresa (Pipe). Seus projetos estão aptos para entrar em fase final de desenvolvimento e mostram viabilidade técnica para produção em escala, além de reunirem condições de atender o mercado em termos de qualidade e capacidade de produção em prazo e custo competitivos.

A Adespec – Adesivos Especiais vai utilizar o Pappe-Pipe III no desenvolvimento do Poliéter Silil Terminado, produto para uso como selante e junta de dilatação na construção. ‘Com esse dinheiro, vamos comprar os equipamentos necessários para a fabricação do poliéter’, afirma Wang Shu Chen, diretora da Adespec. A Electrocell vai pelo mesmo caminho: ‘o dinheiro será utilizado na compra de máquinas e equipamentos para o desenvolvimento de células a combustível’, informa Volkmar Ett, diretor da empresa.

A Brats Indústria e Comércio, empresa que fabrica filtros metálicos sinterizados em aço inoxidável – técnica de metalurgia do pó – e vai investir essa verba na duplicação de sua capacidade de produção. ‘Nosso objetivo é consolidar a Brats como fornecedora no mercado nacional, a um custo menor do que o similar importado e atendendo à pronta entrega pequenas e grandes demandas’, afirma o diretor Lúcio Salgado. O público-alvo da Brats são indústrias químicas e petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas, siderúrgicas e automobilísticas.

O projeto de processamento de materiais a laser da LaserTools Tecnologia é o quarto vinculado ao Cietec a ser aprovado pelo Pappe-Pipe III. Segundo o diretor da empresa, Spero Penha Morato, ‘o investimento será feito na compra de um equipamento para aumentar a capacidade de produção do laser frisador de controle numérico’.

Sobre o Cietec

Um dos mais importantes centros incubadores do País, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As incubadoras são uma forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está se fortalecendo a cada dia no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.