Fapesp: Diminutas peças de carbono já estão à venda para universidades e empresas

Matéria da edição número 118 da revista Fapesp

qui, 15/12/2005 - 16h34 | Do Portal do Governo

Os nanotubos de carbono ainda não estão nos supermercados nem em lojas especializadas, mas já épossível adquirir no Brasil e com tecnologia nacional essas peças minúsculas só vistas com potentesmicroscópios eletrônicos. Elas medem de 1 a 3 nanômetros (nm) de diâmetro e até 1.000 nm de comprimento,medidas comparáveis a um fio de cabelo dividido 50 mil vezes na forma longitudinal.

Os nanotubos decarbono são uma das grandes conquistas tecnológicas nascidas na década de 1990 e hoje estão sendoproduzidos nos laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e comercializados pela Fundaçãode Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da mesma instituição.

Entre outras qualidades os nanotubos possuem excelente condutividade elétrica e uma resistência mecânicacem vezes maior que a do aço e, ao mesmo tempo, flexibilidade e elasticidade. São características que oscredenciam a uma infinidade de aplicações importantes em ciência e tecnologia. Podem, por exemplo,interligar nanochips de silício, na indústria eletrônica, compor polímeros para torná-los mais resistentesou deixar tecidos impermeáveis e cerâmicas mais reforçadas.

Marcos de Oliveira – Agência Fapesp

Leia a matéria completa no site da