Fapesp: Descoberto gene que confere resistência à dengue

Trabalho foi divulgado no site Science and Development Network

qua, 04/05/2005 - 14h15 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa feita na Tailândia e publicada na Nature Genetics mostra que determinada variação de um gene chamado CD209 protege algumas pessoas da dengue, embora não contra a versão hemorrágica da doença, justamente a mais grave e com freqüência fatal. O trabalho foi divulgado no site Science and Development Network.

O mesmo gene tem papel importante em outras viroses graves como as provocadas pelo ebola, HIV e Severe Acute Respiratory Syndrome (Sars) e os pesquisadores acreditam que suas variações também poderiam afetar a susceptibilidade a estas outras doenças.

O gene CD209 sintetiza uma molécula chamada DC-SIGN1, que é atacada pelo vírus da dengue. Os pesquisadores, liderados por Cécile Julier, do Instituto Pasteur da França, investigam porque pessoas com diferentes formas desse gene têm diferentes níveis de susceptibilidade à doença.

Para isso eles analisaram o perfil genético de mais de 1.300 crianças tailandesas, 606 já hospitalizadas com dengue e 696 saudáveis.

As crianças com determinada variação do gene mostraram-se cinco vezes menos propensas a desenvolver a dengue do que as que tinham outra versão do gene. A variação protetora, porém, não tinha efeito protetor para as formas severas da doença. Os pesquisadores sugerem que isso ocorre porque, nas formas mais graves, o vírus encontra outra maneira de entrar na célula que não envolve a molécula CD-SIGN1.

Apesar da limitação do efeito protetor descoberto no gene, os cientistas acreditam que seu achado será importante para aqueles que investigam maneiras de combater as duas formas da doença. Testes para vacinas potenciais, por exemplo, terão de levar essas diferenças genéticas em conta.

Estima-se que cerca de dois quintos da população do mundo correm o risco de contrair a dengue.

Leia íntegra da matéria no site da Fapesp