Fapesp: Correntes de ar levam umidade ou fumaça da Amazônia até a bacia do Prata

Origem dos jatos de baixos níveis está associada aos ventos alísios vindos do oceano Atlântico

ter, 16/08/2005 - 9h40 | Do Portal do Governo

Entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003, os pesquisadores que participaram da etapa brasileira do projeto SALLJEX (SouthAmerican Low-Level Jet Experiment) lançaram nos céus da Amazônia cerca de 700 balões semelhantes aos usados para decorarfestas infantis. Alguns deles, em uma caixa, transportavam sensores que mediam a pressão atmosférica, a temperatura, aumidade do ar e a velocidade dos ventos.

A análise dos dados – armazenados em computadores no Brasil, na Bolívia, na Argentina e no Paraguai – está detalhando ascaracterísticas e as trajetórias dos chamados jatos de baixos níveis da América do Sul (South American Low-Level Jet, ouSALLJ), além de apontar os fenômenos que ajudam a desencadear. Identificados na década de 1960, os jatos nascem na RegiãoNorte e cruzam o país em direção ao sul, estabelecendo uma relação direta entre os ventos que sopram na Amazônia para o sul,ao leste dos Andes, e as chuvas que caem na bacia do Prata, vasta área que, além de São Paulo e dos estados do Sul, abrange oUruguai e o norte da Argentina e do Paraguai.

‘Esses jatos são como rios voadores, que carregam umidade do norte para o sul’, explica José Antonio Marengo Orsini, doCentro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador dotrabalho. ‘Os jatos se localizam nas camadas mais baixas da atmosfera, a até 3 quilômetros de altitude, e viajam comvelocidades que podem atingir 50 quilômetros por hora’, acrescenta Maria Assunção Faus da Silva Dias, pesquisadora do CPTEC eintegrante desse estudo.

‘Quando chegam ao Prata’, completa Carolina Vera, da Universidade de Buenos Aires, outraparticipante do projeto, ‘os jatos são um dos responsáveis pela ocorrência de fortes chuvas, especialmente no verão’.Marengo, Assunção e Carolina integraram uma equipe de cerca de 50 pesquisadores de oito países: Brasil, Argentina, Paraguai,Uruguai, Bolívia, Chile, Peru e Estados Unidos.

O SALLJEX integra o Programa Internacional de Variabilidade do Sistema deMonção da América (Vamos, Variability of American Monsoon System), patrocinado pelo Programa Internacional de Variabilidade ePrevisibilidade de Clima (Clivar, Climate Variability and Predictability), associado à Organização Meteorológica Mundial.Para Marengo, esse trabalho ajuda a estimar os possíveis impactos causados pelo desmatamento da Floresta Amazônica sobre oclima na porção sul da América Latina, além de contribuir para melhorar a previsão do tempo para essas áreas.

A origem dos jatos de baixos níveis está associada aos ventos alísios vindos do oceano Atlântico, que invadem o territóriobrasileiro pela ponta superior da Região Nordeste. Quando chegam à Amazônia, absorvem muito vapor d’água, liberado pelasfolhas da floresta por meio da transpiração.

Leia a matéria completa no site da