Fapesp: Começa hoje seminário sobre indicadores e novas políticas

Participam pesquisadores do Uruguai, Cuba, Costa Rica, Espanha, França, Colômbia, Argentina e México

seg, 15/07/2002 - 11h26 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realiza a partir desta segunda-feira, dia 15, o seminário Indicadores e Novas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina. O encontro, organizado pela Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia, RICYT, com apoio da Fundação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, termina amanhã.

O objetivo do seminário é analisar a demanda e a produção de novos indicadores, redefinir os objetivos da RICYT e discutir ações conjuntas com base nas atividades do Programa de Indicadores da OEA, do Instituto de Estatística da UNESCO e outras iniciativas.

O encontro é dividido em cinco sessões: o estado da arte em indicadores de ciência, tecnologia, inovação e necessidades decorrentes de novas políticas nacionais; mecanismos de padronização de metodologias de produção de indicadores na América Latina e Caribe; avanços na difusão de informação regional; novo modelo institucional para a RICYT; e cooperação internacional para produção de indicadores.

Além de especialistas da Unicamp, do MCT e da Fapesp, participam pesquisadores do Uruguai, Cuba, Costa Rica, Espanha, França, Colômbia, Argentina e México.

O seminário produzirá um documento que será utilizado para redefinir as ações da RICYT e sua relação com outros organismos internacionais.

Mais informações – Assessoria de Comunicação
Tels.: (0XX11) 3838-4151 / 4178 – cunha@fapesp.br