Fapesp: Centro de Estudos do Genoma Humano oferece curso sobre genética

Curso oferece 90 vagas

sex, 02/04/2004 - 18h29 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), um dos dez Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) criados e apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, realiza no dia 29 de maio o primeiro curso sobre genética em linguagem acessível a pessoas sem formação acadêmica na área de ciências biológicas.

O objetivo do curso é oferecer a oportunidade de compreender os avanços recentes, suas aplicações na saúde e na medicina e também discutir questões éticas atuais. Organizado pelas pesquisadoras Mayana Zatz, Maria Rita Passos-Bueno e Regina Célia Mingroni Netto, a aula é dirigida a jornalistas, médicos, tradutores e outros interessados.

O programa é dividido em três partes: 1. o beabá da genética (conceitos de DNA, gene – exon, íntron –, RNA, proteínas, cromossomos, meiose, mitose); 2. doenças genéticas e testes moleculares (mecanismos moleculares responsáveis por doenças genéticas e diferenças entre doenças gênicas, genômicas e cromossômicas, entre outros assuntos); e 3. questões polêmicas (testes genéticos, clonagem e células-tronco).

O curso oferece 90 vagas e será realizado das 9h às 13 horas do sábado, dia 29 de maio, no CEGH, que fica à rua do Matão, travessa 13, nº 106, Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas no www.genoma.ib.usp.br, de 1º de abril a 10 de maio e custam R$ 200,00, pagos por meio de depósito bancário, de acordo com as instruções que aparecem no www.genoma.ib.usp.br/cur_mayana_beaba.php.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11-30917966, ramal 215 ou email claudia@genoma.ib.usp.br.