Fapesp: 70 Anos da USP terá show de Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento

Evento será realizado no segundo semestre de 2004

qui, 18/12/2003 - 10h07 | Do Portal do Governo

Da Agência da Fapesp
Por Kárin Fusaro

A Universidade de São Paulo (USP) faz 70 anos em 25 de janeiro, mesmo dia em que a capital paulista completa 450 anos. Para comemorar, a maior instituição de ensino superior do país está preparando uma série de atividades, que vão de apresentações musicais ao lançamentos de livros, de seminários a palestras com pesquisadores com destaque internacional. As festividades não se limitarão ao dia 25, mas a todo o ano de 2004.

“A idéia é repensar o passado, examinar o presente e fazer uma projeção de futuro, sempre fornecendo diretrizes”, disse à Agência FAPESP Maria Ruth Amaral de Sampaio, coordenadora da Comissão das Comemorações dos 70 anos da USP. Segundo ela, o tom das comemorações tende a ser reflexivo e não louvatório, a fim de incentivar o pensamento crítico em relação ao papel da universidade.

Entre os principais eventos do ano estão a apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven pela Orquestra de Câmara da USP (Ocam), marcada para março, e uma sessão de música popular brasileira com Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento, prevista para o segundo semestre de 2004.

O calendário de comemorações prevê o lançamento da reedição do livro História da Universidade de São Paulo, de Ernesto de Souza Campos, acrescido de dois volumes que contam a história da universidade no âmbito da ciência e da tecnologia. A obra, que foi inicialmente lançada em 1954 quando a instituição completava 20 anos, reproduz documentos históricos e fotos de época que retratam maquetes, plantas, instalações e alunos da Cidade Universitária. Os volumes que tratam de C&T estão sendo preparados por uma equipe de sete pesquisadores do Centro de História da Ciência, coordenado pelo diretor Shozo Motoyama.

Logo no começo do ano, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) lançará o site oficial dos 70 anos da USP, dando início às atividades comemorativas. O Centro de Biologia Marinha (Cebimar), em São Sebastião, estará aberto à visitação durante todo o mês de janeiro, quando também serão realizadas as exposições “A arte brasileira pelo olhar de Mário de Andrade” e “Centenário Lívio Abramo”, ambas no Instituto de Estudos Brasileiros.

Para a segunda quinzena do mês está marcado o lançamento do livro São Paulo: a cidade em construção, 1872 a 1914, de Paulo César Xavier Pereira. A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será recebida no Palácio dos Bandeirantes para uma sessão solene, no dia 25, mesmo dia em que será realizada uma exposição itinerante com o material fotográfico mais significativo da trajetória da universidade.

Nos dias 27 e 28 de janeiro os destaques são os seminários “Linguagens e curadorias interdisciplinares” e “Catálogo: cultura visual: entre Arte e História”. Para encerrar as atividades do mês de janeiro, a VI Escola de Verão de Geofísica estará funcionando no Instituto Astronômico e Geofísico.

Mais informações podem ser obtidas no site www.agencia.fapesp.br

V.C.