Famílias carentes da Vila Brasilândia recebem alimentos, roupas e brinquedos

Ação visa identificar lideranças comunitárias para desenvolvimento de programas sociais em parceria com o Fundo Social de Solidariedade

ter, 18/12/2001 - 16h55 | Do Portal do Governo

Famílias carentes do bairro Vila Brasilândia, na Zona Norte da Capital, receberam nesta terça-feira, dia 18, alimentos, roupas, brinquedos, árvore e enfeites de Natal. As doações foram feitas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) aos líderes de 13 entidades assistenciais, congregadas na Associação Gente Que Faz. Estes líderes farão a entrega dos donativos para cerca de 30 mil famílias cadastradas.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, o objetivo da ação não é apenas distribuir donativos antes do Natal, mas identificar lideranças comunitárias da periferia da Capital e cadastrá-las no Fussesp para o desenvolvimento de trabalho social em parceria.

Esta foi a sexta região da periferia que recebeu doações de natal do Fundo Social de Solidariedade. Até o fim desta semana, outros dois bairros serão atendidos.

Mais de 1.000 padarias artesanais

Durante a cerimônia de entrega dos donativos, Maria Lúcia Alckmin ouviu os representantes das entidades assistenciais e provou o pão produzido na Padaria Artesanal, implantada pelo Fussesp, em parceria com a iniciativa privada.

A Padaria Artesanal faz parte do plano de geração de emprego e renda do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo da ação é ampliar as perspectivas das populações carentes, além de melhorar a qualidade da alimentação nas comunidades assistidas.

O Fussesp recebe kits de padarias da iniciativa privada, repassa às entidades assistenciais e capacita pessoas da comunidade para atuarem como multiplicadores. O curso de capacitação, que dá direito a certificado, ensina panificação com diferentes tipos de pães e noções básicas de higiene. Cada kit custa R$ 710,00 e é composto por uma balança mecânica com capacidade para 10 quilos, um liquidificador industrial com capacidade para dois litros, quatro assadeiras de alumínio, uma batedeira doméstica com capacidade para 2,5 litros, um forno a gás e um botijão de gás de 13 quilos.

Este ano, o Fussesp recebeu e está repassando 1.013 kits de padarias, que estão sendo implantadas em 621 municípios e 279 entidades da Capital. De acordo com Maria Lúcia Alckmin, outros 500 kits já estão garantidos para 2002. ‘Isso é apenas o começo. O ano ainda nem começou’, afirmou.

Para participar do programa de Padarias Artesanais, associações e municípios devem se cadastrar no Fundo Social de Solidariedade e definir dois participantes para o curso de panificação, ministrado por técnicos do Governo. Uma vez capacitados, esses participantes vão repassar os conhecimentos às suas comunidades. O kit é entregue no final do processo.

Cíntia Cury