Extremo Sul da Capital ganha sua primeira faculdade pública

Governador Alckmin participou do lançamento da pedra fundamental da Fatec Zona Sul

sex, 26/11/2004 - 14h25 | Do Portal do Governo


O extremo sul da Capital recebeu nesta sexta-feira, dia 26, o anúncio da instalação de sua primeira faculdade pública. Com a presença do governador Geraldo Alckmin foi lançada hoje a pedra fundamental marcando o início da construção Fatec Zona Sul, que será erguida no Jardim São Luís, região de Santo Amaro, atendendo um total de 10 bairros, com 1,8 milhão de habitantes.

Para a implantação da Faculdade de Tecnologia, o Estado investirá R$ 6 milhões em obras e R$ 2 milhões em equipamentos. Serão construídos quatro prédios com passarelas de interligação que comportarão 16 salas de aula, quatro laboratórios de informática, auditório para 165 pessoas, entre outras dependências. As obras serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 29, e ficarão prontas em 12 meses. O vestibular será realizado em novembro de 2005 e as aulas começaram no primeiro semestre de 2006.

Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Tecnologia em Informática, com ênfase em Gestão de Negócios (diurno 40 vagas e noturno 40 vagas), Técnico em Telecomunicações (diurno 40 vagas e noturno 40 vagas), Técnico em Administração (diurno 40 vagas e noturno 40 vagas) e Programas de Qualificação Profissional com 200 vagas semestrais. Os tipos de cursos serão discutidos em conjunto entre a comunidade e o empresariado local. As atividades de qualificação profissional como padeiro e manicure, por exemplo.

A iniciativa vai beneficiar os moradores dos seguintes bairros: Campo Limpo, Capão Redondo, Grajaú, Jardins Ângela e São Luís, Cidade Dutra, Engenheiro Marsilac, Parelherios, Socorro, Vila Andrade.

Alckmin disse que investir em educação é uma das melhores escolhas de um Governo. “Estamos ampliando oportunidade para os jovens com faculdade de qualidade gratuita para quem precisa; e com cursos voltados ao mercado de trabalho. Educação significa emprego. Melhor renda, diminui a violência”, declarou. Ele destacou a oferta nos transportes oferecida na região como o Metrô, linhas de ônibus e os trens da CPTM.

A necessidade de se investir em cursos técnicos para preparar os jovens para o mercado de trabalho foi ressaltada pelo secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles. Ele destacou que o Governo está ampliando suas escolas técnicas em todo Estado.

Com o lançamento da pedra fundamental, sobe para 18 o número de Fatecs instaladas em todo o Estado. Atualmente, as 17 atendem 14 mil alunos. O Governo tem ainda 105 Escolas Técnicas (ETE’s) com 100 mil alunos.

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, salientou que a Fatec Zona Sul vai ampliar a oportunidade de empregos para os moradores da região, que conseqüentemente terão um futuro mais promissor.

Moradora do bairro, a copeira Quitéria de Melo, 35 anos, torce para que a filha Amanda, 13 anos, consiga fazer um curso técnico na Fatec Zona Sul. “O que ganho dá só para comer. Se nossos filhos não tiverem essas oportunidades, eles não terão um futuro melhor.”

O Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) nos municípios de Americana, Botucatu, Garça, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaú, Jundiaí, Mauá, Mococa, Ourinhos, Praia Grande, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo (2), Sorocaba e Taquaritinga.

Jardim São Luís vai ganhar um novo campo
de futebol do Estado

A Fatec Zona Sul será construída em uma área do Governo, usada pelos jovens para jogar futebol aos fins de semana. O local é carente, rodeado por casas de alvenaria semi-acabadas. Para não deixar os jovens sem a sua opção de lazer, Alckmin disse que o Estado vai construir um novo campo nas imediações, em um terreno da EMAE, e pediu para ser convidado para a inauguração para cobrar os pênaltis, mas fez uma exigência. Solicitou que também convidem o goleiro Marcos, do Palmeiras, que deixou o governador fazer um gol esta semana, durante o lançamento da Copa Febem de Futebol.

Valéria Cintra>/i>