Exposições e shows marcam comemorações do Dia da Polícia

Evento está sendo realizado neste domingo, dia 21, no Vale do Anhangabaú. O governador Geraldo Alckmin prestou homenagem aos policiais

dom, 21/04/2002 - 13h13 | Do Portal do Governo


Uma grande exposição foi montada no Vale do Anhangabaú, neste domingo, dia 21, para que a população paulista pudesse conhecer de perto os equipamentos e a forma de atuar das Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. A exibição fez parte das comemorações do Dia de Tiradentes, o Dia da Polícia.

O governador Geraldo Alckmin visitou os estandes pela manhã, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Alckmin recebeu informações técnicas sobre as novidades na área da Segurança Pública. No estande do Grupo de Operações Especiais (GOE), o governador observou as metralhadoras, carabinas e pistolas ponto 40. Estas pistolas estão substituindo os revólveres calibre 38 utilizados pelos policiais militares. “Eles estão passando por um treinamento para utilizar essas armas. Com a pistola ponto 40 é possível dar 33 tiros. Com isso, dois policiais em uma viatura podem dar 66 tiros”, afirmou Alckmin.

A Polícia Técnico-Científica expôs ao governador as principais atividades do Núcleo de Crimes contra o Patrimônio. Adulteração de documentos e delitos em caixas eletrônicos de bancos são os crimes mais comuns. Uma das formas mais eficazes para solucionar esses casos são as impressões digitais. Os policiais levantaram as impressões digitais de Alckmin para demonstrar a eficácia. Utilizando um produto químico, chamado de pó magnético, eles conseguem em poucos segundos a impressão digital de alguém que apenas tocou em uma superfície.

O governador também percorreu os estandes do Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Resgates, Programa Bem-me-Quer, Conseg, Detran, Polícia Ambiental, Proerd, Escola de Educação Física da PM, Retrato Falado, DEIC, GARRA, Esquadrão Antibombas e Poupatempo. “A Polícia paulista é a mais bem preparada do Brasil. Hoje ela está bem equipada e treinada para usar os novos equipamentos. É importante que a população conheça as operações da Polícia”, disse.

Homenagens

O secretário Saulo de Castro destacou a bravura dos policiais que arriscam a própria vida para garantir a segurança da população. Segundo ele, hoje é um dia para prestar uma homenagem aos policiais que morreram ou se feriram no cumprimento do dever. “É um dia triste porque lembramos dessas pessoas, mas as centenas de milhares de jovens que buscam entrar na corporação policial, a cada concurso público aberto, nos dá a certeza de que a família policial terá sangue novo todos os dias”, constatou.

Alckmin entregou medalhas aos policiais que não podem mais atuar nas ruas por terem se machucado gravemente no confronto contra os criminosos. Também fez a entrega de medalhas aos parentes dos policiais que morreram na defesa do bem público. “É o dia da saudade, mas também o dia da honra. São os heróis de São Paulo”, enfatizou.

Medalhas de ouro foram entregues para os familiares dos policiais que morreram e de prata para os feridos inativos. As de bronze foram dadas aos policiais que já retornaram às atividades. “Mais do que homenagear, quero agradecer a todos os que se dedicam à tarefa de proteger o cidadão”, acrescentou o governador.

Shows

Durante todo o domingo, o Vale do Anhangabaú foi palco de diversas atrações musicais em homenagem aos policiais. O apresentador de televisão Raul Gil comandou a festa, que começou com a apresentação do cantor sertanejo Daniel.

Rogério Vaquero