Exposições: CPTM realiza três mostras em estações da Capital

Trabalhos estão expostos nas estações Brás, Guaianazes e José Bonifácio

sex, 04/04/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da CPTM


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza três exposições em estações da Capital. Os passageiros podem conferir no Brás ‘De Mala e Cuia’, na estação José Bonifácio ‘Movimento Pela Paz na Zona Leste’ e em Guaianazes a mostra ‘Olhar o Mano’.

Estação Brás

A exposição ‘De Mala e Cuia’, na estação Brás, atrai a curiosidade dos usuários. ‘Relembrei minha infância ao ver as bonecas de pano com que tanto brinquei’, disse Maria Inês Rosa Saraiva, passageira que veio de Minas Gerais. Também não é raro ver alguém se benzendo ou em posição de reverência diante da estátua de Padre Cícero.

Organizada pela Casa do Zezinho, entidade que trabalha com crianças carentes na zona sul de São Paulo, a exposição ganhou uma montagem criativa. São diversas malas de diferentes formas e materiais, dentro das quais pode-se ver objetivos que caracterizam a intimidade do imigrante nordestino como fotos, objetos pessoais, pinturas, enfim, elementos que compõem o seu universo regional.

Dentro dessas malas, o visitante pode conhecer um pouco dos sonhos, esperanças, e lembranças da terra natal. A mostra enfoca também, como esses retirantes refazem, mantêm e reconstroem o seu espaço na periferia da cidade de São Paulo. A exposição ‘De Mala e Cuia’ ficará no mezanino do Brás, até dia 22 de abril.  

Estação Guaianazes

Já na estação Guaianazes, linha E (Brás-Estudantes), tem início a mostra ‘Olhar o Mano’, também organizada pela Casa do Zezinho. A exposição, que vai até dia 30 de abril, mostra o homem simbolizando os sete elementos da natureza: a terra, o fogo, a água, o ar, a madeira, o metal e a cultura. Foram montados sete painéis de 2 x 1,5 metros, em estrutura de ferro e telhas de zinco, nos quais se utilizaram materiais como tinta, bola de gude, sapato, limalha de ferro, lápis de cor e cds.

Estação José Bonifácio

Os usuários da linha E (Brás-Estudantes), têm até esta próxima segunda-feira, dia 7, para ver a exposição ‘Movimento Pela Paz na Zona Leste’, organizada por Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco. A mostra reúne desenhos, fotografias em preto e branco e colorida, textos de poesia e prosa, além de uma pesquisa sobre violência, desenvolvida por alunos e professores em 20 escolas da rede pública estadual, municipal e do centro profissionalizante Dom Bosco.

(AM)