Exposições: Centro Universitário Maria Antonia inaugura três mostras

Abertura será nesta quinta-feira, dia 15, às 20 horas

qui, 15/05/2003 - 8h48 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antonia inaugura nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 20 horas, três exposições: Evgen Bavcar em Diagonal; Labirinto e Identidades – Fotografia no Brasil – que reúne diversos fotógrafos de renome – e Framboesas e Cerejas de Fanny Feigenson.

A exposição de Evgen Bavcar reúne cinqüenta fotografias de diferentes momentos da carreira do artista, com destaque para a série Memória do Brasil, com fotos inéditas. Bavcar – que perdeu a visão aos 11 anos de idade – monta suas séries de fotos em preto e branco, a partir das suas recordações de infância e de descrições verbais dos locais por onde viaja.

A curadoria de Rubens Fernandes Jr. na exposição Fotografia no Brasil propõe um recorte bastante particular da produção fotográfica dos últimos 50 anos no País, abrangendo um amplo espectro que inclui desde fotos de documentação até trabalhos decididamente experimentais, das linguagens clássicas às mais inovadoras. O período abarcado pela exposição põe em evidência o envolvimento de quatro gerações de fotógrafos com a mutação tecnológica e as tensões sociais contemporâneas.

Simultaneamente a essas duas exposições ocorre também a abertura da instalação Framboesas e Cerejas, de Fanny Feigenson. A instalação, que integra a tese de doutorado da artista em Poéticas Visuais, constitui uma reflexão sobre os ritos de passagem, tema recorrente no seu trabalho ao longo dos últimos 15 anos.

Framboesas e Cerejas ocupa o interior do elevador do Centro Universitário Maria Antonia com vestidos feitos em renda, veludo e seda – todos usados, adquiridos em brechós ou doados por conhecidos – que têm uma característica em comum: suas cores percorrem uma ampla escala de vermelhos.


– Exposições: Evgen Bavcar; Fotografia Brasileira 1945-1998; Fanny Feigenson e lançamento da Revista ARS
– Abertura: 15 de maio, às 20 horas.
– As exposições podem ser visitadas até 15 de junho de 2003, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Entrada gratuita.

(AM)