Exposições: Centro Universitário Maria Antonia abre hoje temporada 2004

Quatro artistas brasileiros e um grupo de europeus inauguram a temporada

qui, 04/03/2004 - 7h11 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 4 de março, às 20 horas, quatro artistas brasileiros e um grupo de europeus inauguram a temporada 2004 de exposições do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP.

Cássio Michalany, formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, apresenta sua Pintura sobre parede, pensada especificamente para o espaço expositivo do Centro Maria Antonia, ocupando cerca de 36 metros lineares.

Raymundo Colares foi um dos expoentes da geração de artistas associados à Nova Objetividade, nos anos 60, companheiro de Antônio Dias, Hélio Oiticica, Cildo Meirelles e Antônio Manuel. Sob a curadoria de Lorenzo Mammì, o Maria Antonia apresenta uma pequena retrospectiva da obra de Colares, reunindo peças representativas.

Duas paredes externas do prédio do Centro Universitário serão ocupadas por uma instalação de Patrícia Furlong intitulada Raspadinha. Proposto como obra interativa, o trabalho é constituído de uma grande superfície negra sob a qual estão, a princípio escondidos, textos de apelo emocional. Patrícia Furlong é formada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Vanderlei Lopes apresenta a obra Powderhead, composta por uma seqüência de dez imagens estáticas projetadas sobre uma das paredes do espaço expositivo e acompanhadas por um trecho da música Glory Box, da banda Portshead.

Ana Luiza Dias Batista, recém formada em artes plásticas pela USP, expõe esculturas que recortam as condições de aparecimento de algumas plantas presentes no espaço urbano, principalmente em coberturas de prédios e calçadas.

The Invisible Meeting reúne um grupo de artistas belgas e holandeses em um projeto que focaliza o caráter utópico e efêmero de um encontro artístico com a cidade. Paul Casaer, Agência, Els Opsomer, Harald Thys & Jos De Gruyter e Manon De Boer irão realizar ao longo de cerca de um mês intervenções no espaço urbano, tendo como conceito geral os rastros dos fluxos de informação da cidade de São Paulo.

As exposições podem ser visitadas até 18 de abril, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. É possível agendar visitas pelo telefone (0XX11) 3257-2760. A entrada é gratuita. Mais informações: (0XX11) 3237-1815.

Da Agência USP

(AM)