Exposição: Vestuário japonês inspira mostra no Memorial do Imigrante

Mostra pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17 horas

qua, 10/12/2003 - 9h08 | Do Portal do Governo

Continua em cartaz no Memorial do Imigrante a exposição Kimono – a arte japonesa de vestir, realizada em parceria com o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB).

A mostra reúne mais de 30 quimonos e de 25 obi (faixa usada na cintura), além de outros acessórios e objetos relativos ao traje. As peças integram o acervo do MHIJB, sediado em São Paulo, e a coleção doada pela Watabe Wedding do Japão.

Os quimonos selecionados para a mostra tomam como referência os diferentes modelos, tecelagens, estamparias e tingimentos, como forma de compor um panorama geral dessa multifacetada tradição da cultural japonesa.

Símbolo da cultura nipônica, o quimono (na sua grafia em português), sofreu modificações no modelo original ao longo dos últimos 400 anos, em conseqüência às mudanças na sociedade japonesa que influenciaram diretamente os costumes e as vestimentas. Dado ao seu formato e tamanho padrão, o quimono pode ser vestido por qualquer pessoa, independentemente da altura ou do peso, conferindo uma versatilidade jamais encontrada nos trajes ocidentais.


Também em cartaz no Memorial do Imigrante

Até o próximo dia 21, o Circuito Cultural Um Só Coração, referente à minissérie homônima da Rede Globo que será lançada em janeiro. O circuito é composto por uma exposição de fotos e objetos de diversos povos imigrantes, além de contar apresentação de danças típicas e festival gastronômico.

A exposição Espanhola: a gripe assassina de 1918 pode ser vista no local até 25 de janeiro de 2004.


Kimono – a arte japonesa de vestir
– Até 25 de janeiro de 2004, de terça a domingo, das 10h às 17 horas.


Memorial do Imigrante
– Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moóca
– Tel.: (11) 6692-1866 / 7804 / 2497 de terça a domingo, das 10h às 17 horas.
– Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (1/2 entrada).
– Grátis para maiores de 65 e menores de 7 anos.
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br