Exposição: Últimos dias da mostra ‘Êxodos’ no Poupatempo São Bernardo do Campo

Público pode conferir os trabalhados do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado até a próxima quinta, dia 21

seg, 18/08/2003 - 14h03 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São Bernardo do Campo apresenta a exposição ‘Êxodos’, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem quase 30 anos de carreira e é reconhecido internacionalmente por seus projetos humanitários, somente até esta quinta-feira, dia 21 de agosto.

No Posto São Bernardo do Campo será encerrada a temporada de ‘Êxodos’ nos Postos Poupatempo, que está sendo realizada desde o dia 30 de junho, com o apoio da Via das Artes, empresa que cedeu todos os painéis para o evento.

‘Êxodos’ é o resultado de seis anos de trabalho de Salgado, em visita a quarenta países, que foi transformado inicialmente em livro homônimo, publicado em 2000, pela Companhia das Letras, e posteriormente em exposição num formato menor, possibilitando o acesso de um número maior de pessoas ao conteúdo do projeto.

As fotos da exposição retratam, entre outros, migrantes refugiados de guerras, exilados, pessoas fugidas da pobreza e da discriminação étnica e religiosa. O conteúdo está dividido em cinco temas: ‘Refugiados e Migrados’, ‘África’, ‘Luta pela Terra’, ‘Megacidades’ e ‘Retrato de Crianças’.

‘As fotografias nessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro, não estamos deixando para trás uma boa parte da humanidade?’, questiona Sebastião Salgado, em trecho do texto de abertura da exposição ‘Êxodos’.

Da Assessoria de Comunicação do Poupatempo

(AM)