Exposição: ‘Timor, das Cinzas à Liberdade’ pode ser vista na estação Sé do Metrô

Mostra apresenta 80 painéis da jornalista Rosely Forganes

qui, 07/11/2002 - 14h25 | Do Portal do Governo

Foi aberta nesta semana na Estação Sé do Metrô de São Paulo a exposição ‘Timor, das Cinzas à Liberdade’. A mostra apresenta 80 painéis (0,80 x 1,40 m) da jornalista Rosely Forganes, que retratam histórias dramáticas e comoventes de um povo que, como o mito da fênix, ressurgiu das cinzas, depois da destruição total do país.

Rosely Forganes foi a única jornalista brasileira que entrou no país durante a guerra separatista, em 1999. Ela produziu uma série de reportagens de rádio intitulada “Vozes do Timor”, que lhe valeu o Prêmio Wladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos de 2001.

Esteve no Timor Leste quatro vezes desde 1999. Foi a única fotógrafa brasileira a registrar a guerra, a intervenção militar internacional de setembro/outubro de 1999, permanecendo no Timor totalmente destruído durante quase um mês. A repórter voltou a cada ano para acompanhar e registrar o processo de reconstrução do país, sempre por períodos de um a dois meses.

Em 2001 foi a única jornalista de toda a América Latina a cobrir as primeiras eleições livres da história do Timor, a posse e o início dos trabalhos da Assembléia Constituinte e o estabelecimento do primeiro governo exclusivamente timorense. Em abril de 2002, voltou ao Timor para cobrir a primeira eleição para presidente, que elegeu Xanana Gusmão.

Nessas quatro viagens, fotografou os mesmos lugares, do mesmo ângulo, com resultados surpreendentes. Mais do que a reconstrução das casas e dos prédios, as fotos tentam captar algo mais sutil, o nascimento de uma nação, de uma identidade nacional, o processo que levou à criação da mais jovem democracia do mundo. Hoje o Timor está admitido como a 191ª nação da ONU e lá estão muitos brasileiros ajudando a construir o país.

Exposição “Timor, das Cinzas à Liberdade”
Data: De 4 a 30 de novembro de 2002
Horário: Diariamente das 6 horas à meia-noite
Local: Estação Sé do Metrô de São Paulo

Fonte: www.cplp.org