Exposição: Réplica de esqueleto de dinossauro de 12 metros pode ser vista na USP

Alossauros viveram há cerca de 160 milhões de anos

seg, 17/11/2003 - 14h52 | Do Portal do Governo

Uma réplica de esqueleto do dinossauro alossauro, com 12 metros de comprimento e três metros e meio de altura, pode ser vista no Instituto de Geociências (IGc) da USP, de segunda a sexta-feira, das 8 à 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Painéis explicativos, além de um cenário que reproduz a vegetação da época, completam o espaço. A partir de dezembro, também haverá monitoria.

O IGc adquiriu, ao todo, três réplicas de esqueleto do Allosaurus fragilis e três de pterodáctilos, em uma iniciativa da Oficina de Réplicas do Museu de Geociências do Instituto. Um esqueleto de alossauro e um de pterodáctilo fica na USP, outro vai ser levado a escolas públicas e o terceiro deve ser alugado.

Os trabalhos para construção do esqueleto duraram oito meses. O projeto com as seis réplicas soma US$ 50 mil e, segundo o professor Luiz Eduardo Anelli, um dos responsáveis pelo projeto, apenas um esqueleto, se fosse importado, teria o custo aproximado de US$ 100 mil.

Anelli explica que os alossauros viveram entre 140 e 147 milhões de anos. ‘Os dinossauros ‘reinaram na Terra’ por 160 milhões de anos e os alossauros surgiram no meio desse período’, completa.

No dia 22 de novembro, sábado, às 10 horas, haverá no IGc uma palestra sobre o alossauro, aberta a todos. Nesta data, o professor lança dois livros infantis sobre temas paleontológos: Colorindo a história da vida e Extinção é para sempre. Anelli ainda é autor do livro Conhecendo os Dinossauros, que também pode ser adquirido no local. Mais informações (0XX11) 3091-4274.

Da Agência USP de Notícias/L.S.