Exposição: Pinacoteca oferece mostra “Dor, Forma e Beleza”

Evento será aberto neste sábado, dia 23

qui, 21/07/2005 - 18h49 | Do Portal do Governo

O colecionador, empresário e estudioso de história da arte do Brasil, Orandi Momesso, diretor Presidente da Rede SKILL inglês.espanhol, cederá cinco obras de sua coleção particular na mostra intitulada “Dor, Forma e Beleza”, que será aberta no próximo sábado, dia 23, na Estação Pinacoteca, anexo da Pinacoteca do Estado, que fica no prédio do antigo DOPS, no centro de São Paulo.

São uma gravura e um desenho de Goeldi, que têm a solidão como tema; um óleo de Ivan Serpa; um de Antonio Henrique Amaral, e uma obra do artista Leonilson, que segundo o curador da mostra, Olívio Tavares de Araújo “teve seu trabalho muito depurado, através de bordados com grande qualidade técnica e artística”. “A coleção de Momesso tem sido muito solicitada em todo o Brasil”, comenta o curador.

A mostra, que fica aberta até meados de setembro, faz parte da programação do Congresso Internacional de Psicanálise que ocorre no Rio de Janeiro, a partir do dia 2 de agosto. O tema do Congresso é o trauma do ponto de vista psiquiátrico.

A idéia da exposição, que reúne 121 obras de 22 artistas, é de Olívio Tavares Araújo e do psicanalista Leopold Nosek, Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicanálise. “A proposta é uma exposição de arte com artistas brasileiros que pudessem dialogar com esse Congresso no Rio”, explica o curador.