Exposição: Os sons da cidade nas estações do Metrô

nd

seg, 29/07/2002 - 17h51 | Do Portal do Governo

A partir do mês de agosto, os usuários do Metrô de São Paulo poderão reconhecer, na estação Sé, ‘insetos eletrônicos’ e passear entre eles, identificando-os pelos diversos sons que emitem. Trata-se de uma obra de arte interativa, representando um ambiente de insetos na forma de luz e som, conhecida por Remain In Light, parceria inédita com o Instituto Itaú Cultural.

Esses ‘insetos eletrônicos’ foram captados com um kit criado pelo autor da obra, Haruki Nishijima, que se assemelha a uma rede para capturar insetos. Esses insetos são, na verdade, os sons da cidade.

Com essa parceria, o Metrô visa popularizar a arte exposta pelo Itaú Cultural, tornando-a de mais fácil acesso ao grande público, que circula diariamente pelas estações do sistema. Remain In Light é a primeira exposição de uma série que virá com essa parceria, dando continuidade ao projeto de popularização da arte e ficará na estação Sé durante todo o mês
de agosto.

Essa exposição, que pode ser conferida diariamente das 4h40 às 24hs, faz parte do Programa ‘Ação Cultural’, desenvolvido pelo Metrô. A programação do mês de agosto inclui também as seguintes exposições:

– Oxiopia (Espaço Design – Estação São Bento) – Oxiopia é a visão penetrante com a qual a artista plástica Sueli Finoto capta a face humana no dia-a-dia entre sentimentos como alegria e tristeza e materializa esses instantes através de máscaras e esculturas.

– Mandalas (Estação Liberdade) – mostra com 30 colagens do artista plástico Silvio Alvarez. As obras são resultado da utilização intuitiva e bem-humorada de papel, cola e emoção, para traduzir sentimentos do cotidiano.