Exposição: Novo Gabinete de Gravura na Estação Pinacoteca expõe obras de Renina Katz

Novo espaço da gravura leva o nome de Guita e José Mindlin

seg, 13/09/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Estação Pinacoteca recebe um novo espaço direcionado para a preservação, divulgação, reflexão e promoção da gravura brasileira. É o Gabinete de Gravura, que leva o nome de Guita e José Mindlin, em homenagem a esse casal que, além de inúmeras contribuições culturais, também se destaca pelo significativo incentivo que vem dedicando a essa técnica. A partir da incorporação do antigo prédio do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) à Pinacoteca do Estado, e o conseqüente estabelecimento da Estação Pinacoteca, em janeiro, surgiram condições especiais necessárias para a concretização desse projeto.

Sua instalação deverá se estender até 2005, estando previstas as construções de ateliê de impressão, destinado a projetos de artistas, de reserva técnica associada a uma sala de consulta para público especializado e de dois espaços expositivos, para mostras com obras do acervo e outro para mostras com obras cedidas. Para o bibliófilo, “a idéia é excelente tanto do ponto de vista da montagem como da apresentação, que se deve ao arquiteto Haron Cohen, autor do projeto de restauração do prédio.

Meio século de atividade

Por ocasião da abertura do espaço foram expostas, com curadoria de José Mindlin, obras da artista plástica Renina Katz. Com cerca de 50 gravuras em litografia, 10 matrizes e 7 álbuns, apresenta o rigor desta importante artista em atividade há 50 anos. O acervo vem doando gravuras ao longo dos últimos dez anos, em várias fases. Segundo Renina, “esse espaço cultural representa uma aquisição maravilhosa para a cidade porque terá exposições não só transitórias como permanentes, além de um workshop. Será um centro de grande atividade em torno da gravura”.

Os trabalhos de Renina tem impressionado os visitantes e, apesar de conter várias obras anteriores a este século, não é uma retrospectiva. Ela mostra pela primeira vez a Renina do século 21, com inspiração e talento que a caracterizam, e com o rigor da execução – a arte de fazer – que sempre foi a principal característica de sua obra.

SERVIÇO:
A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66 – Luz – SP – Tel. (11) 3337-0185. Aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas
Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados
Até o dia 13 de fevereiro

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)