Exposição: Mostra ‘Êxodos’ percorrerá quatro Postos Poupatempo

Durante cerca de cinqüenta dias, os usuários dos Postos Poupatempo poderão apreciar o trabalho de Sebastião Salgado

ter, 01/07/2003 - 18h43 | Do Portal do Governo

A abertura da exposição, que apresenta o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado sobre migração, começou nesta segunda-feira, dia 30, no Posto Santo Amaro

Nesta segunda-feira, dia 30, no Poupatempo Santo Amaro, foi realizada a abertura da exposição ‘Êxodos’, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A exposição percorrerá quatro Postos Poupatempo, com o apoio da Via das Artes, empresa que cedeu todos os painéis para o evento.

Durante cerca de cinqüenta dias, os usuários dos Postos Poupatempo Santo Amaro, na zona sul da capital, Itaquera, na zona leste da capital, São Bernardo do Campo e Guarulhos, ambos localizados na Região Metropolitana, poderão apreciar gratuitamente o trabalho de Sebastião Salgado, fotógrafo reconhecido internacionalmente por seus projetos humanitários.

Além de Êxodos, Salgado, que tem quase 30 anos de carreira, foi o realizador dos ensaios ‘Outras Américas’, ‘Terras’, ‘Trabalhadores’ e ‘Retratos de Crianças do Êxodo’. Todos tornaram-se livros, publicados pela Companhia das Letras.

‘Êxodos’ é o resultado de seis anos de trabalho, em visita a quarenta países, que foi transformado inicialmente em livro homônimo, publicado em 2000, pela Companhia das Letras, e posteriormente em exposição num formato menor, possibilitando o acesso de um número maior de pessoas ao conteúdo do projeto. As sessenta fotos da exposição retratam, entre outros, migrantes refugiados de guerras, exilados, pessoas fugidas da pobreza e da discriminação étnica e religiosa. O conteúdo está dividido em cinco temas: ‘Refugiados e Migrados’, ‘África’, ‘Luta pela Terra’, ‘Megacidades’ e ‘Retrato de Crianças’.

‘As fotografias nessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro, não estamos deixando para trás uma boa parte da humanidade?’, aponta Sebastião Salgado, em trecho do texto de abertura da exposição ‘Êxodos’.

Em cada Posto Poupatempo ficarão expostos simultaneamente dois temas, sendo que ‘Refugiados e Migrados’ participará de todo o ciclo e o segundo tema será inédito. No Posto Santo Amaro, onde a exposição ficará até a próxima quinta-feira, dia 10, ‘África’ é o segundo tema. De 14 a 24 de julho, no Poupatempo Guarulhos, o segundo tema será ‘Luta pela Terra’. Na seqüência, de 28 de julho a 7 de agosto, o Poupatempo Itaquera apresentará ‘Megacidades’. Por fim, o encerramento de ‘Êxodos’ será realizado no Poupatempo São Bernardo do Campo, com ‘Retratos de Criança’, de 11 a 21 de agosto.

Nos quatro Postos Poupatempo, a exposição poderá ser vista durante todo o horário de funcionamento do Posto: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, e sábado, das 7h às 13 horas.

Cronograma da Exposição:

  • 30 de junho a 10 de julho: Poupatempo Santo Amaro
    – Rua Amador Bueno, 176/258
    – ‘Refugiados e Migrados’ e ‘África’;

  • 14 a 24 de julho: Poupatempo Guarulhos
    – Rua José Campanella, 95, antiga fábrica Abaeté
    – ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Luta pela Terra’;

  • 28 de julho a 7 de agosto Poupatempo Itaquera
    – Av. do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô)
    – ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Megacidades’;

  • 11 a 21 de agosto Poupatempo São Bernardo do Campo
    – Rua Nicolau Filizola, 100
    – ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Retratos de Criança’.