Exposição: Mostra de Presépios termina no próximo final de semana

Obras estão no Museu de Arte Sacra

seg, 28/01/2002 - 14h55 | Do Portal do Governo

Termina no próximo domingo, dia 3 de fevereiro, a Mostra de Presépios, em cartaz no Museu de Arte Sacra. Promovida pela Secretaria da Cultura, a exposição apresenta mais de 100 presépios do Brasil e do mundo, com destaque para o Presépio Napolitano do século XVIII. A obra possui 1.620 peças e 390 figuras humanas representando uma vila napolitana e retratando a natividade e costumes da aldeia.

No total estão expostos 126 conjuntos de vários países, entre eles: África, de Mossi, com personagens negros de Zimbabwe, que tem no cenário um gnu, animal típico da região; Presépio de Caruaru, que expressa características típicas do artesanato local; Japonês, que tem o Menino Jesus com olhos puxados.

Quem for ao local também poderá apreciar o acervo de arte sacra do museu, composto por mais de quatro mil obras de arte religiosa entre imaginária sacra, retábulos, oratórios, objetos litúrgicos e livros raros dos séculos XVI ao XX. O edifício do Mosteiro da Luz, que abriga o museu, também é representativo. Construído em taipa de pilão por volta de 1774, ele é considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas.

Data: Até 3 de fevereiro de 2002
Horários:
– De terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas
– Sábado, domingo e feriado, das 10 às 19 horas
Local: Museu de Arte Sacra – Av. Tiradentes, nº 676 – Luz – Capital.