Exposição: Metrô de São Paulo homenageia o Timor Leste

Mostras fazem parte do Programa 'Ação Cultural'

ter, 29/10/2002 - 18h55 | Do Portal do Governo

Para o mês de novembro, o Metrô de São Paulo traz para suas estações 80 fotos que retratam histórias dramáticas, comoventes e até mesmo singelas de um povo que ressurgiu das cinzas após a destruição de seu país: o Timor Leste.

A mostra ‘ Queimado Queimado, Mas Agora Nosso. Timor, das Cinzas à Liberdade’ é resultado do trabalho de Rosely Forganes, a única jornalista brasileira a reportar diariamente a guerra separatista do Timor Leste. Essa exposição acontece na estação Sé, de 4 a 30 de novembro e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Timor.

Além dessa mostra, a partir de 8 de novembro, na estação Brás, os usuários poderão conferir ‘Todas as linhas de Aldemir Martins’. O pintor, gravador, desenhista e ceramista comemora seus 80 anos com 70 gravuras da produção de cinco décadas, destacando a criação em técnicas de xilogravura, metal, serigrafia e litografia. A mostra permanece vinte dias na estação Brás. Em seguida será montada na Estação Sé (de 29/11 a 26/12) e, por fim, segue para a estação Largo Treze (de 27/12 a 12/01).

Essas exposições fazem parte do Programa ‘Ação Cultural’, desenvolvido pelo Metrô. A programação do mês de novembro inclui também as seguintes exposições: Some Some e A Dança do Poder, na estação Trianon – Masp; Vitrine de Ikebana, na estação Liberdade; e Povo no Metrô, na estação Corinthians-Itaquera, iniciada em outubro e que permanece no Metrô por mais esse mês. A mostra traz 31 fotos de Cristiano Mascaro, revelando o cotidiano dos funcionários do Metrô, responsáveis por manter o padrão de qualidade do serviço prestado ao longo de seus 28 anos.