Exposição: Memorial da América Latina resgata a importância dos feitos de Santos-Dumont

Inventor brasileiro foi um personagem fundamental da história do século XX

sex, 19/04/2002 - 12h26 | Do Portal do Governo

No início do século XX, um brasileiro maravilhou o mundo com suas invenções. Em 1901, milhares de parisienses acompanharam o vôo de Alberto Santos-Dumont ao redor da Torre Eiffel, demonstrando a dirigibilidade dos balões. O feito, de enorme repercussão, foi o primeiro de uma série de conquistas que marcaram aquela época, como o de tornar realidade o sonho de voar.

Posteriormente, o genial inventor protagonizou outra conquista da aeronáutica, com o primeiro vôo completo de um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis.

As façanhas de Santos-Dumont, entretanto, apesar de bastante documentadas à época, são atualmente pouco conhecidas e divulgadas. Além disso, ele também idealizou, projetou e construiu equipamentos como o hangar, o ultraleve e invenções prosaicas, como o relógio de pulso.

A exposição ‘Alberto Santos-Dumont – Eu naveguei pelo ar’, promovida pelo Memorial da América Latina, procura resgatar a obra desse pioneiro, personagem fundamental da história do século XX.

Pela primeira vez, estão sendo apresentadas imagens fotográficas recuperadas por meio de processo digital, que ilustram o processo de criação do inventor. Grandes painéis, acompanhados de trechos autobiográficos do aviador, formam um roteiro visual dos anos 1898-1910, que marcam um período ininterrupto de invenção, sonho e coragem. A exposição está em cartaz até 19 de maio.

Memorial da América Latina – Salão de Atos
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – Capital
Visitação: Terça a domingo das 9h às 18h (acesso para deficientes)
Entrada gratuita