Exposição: MAC comemora 40º aniversário com mostra Interfaces Contemporâneas

Público poderá conferir os trabalhos entre 9 de abril e 8 de junho

sex, 28/03/2003 - 9h32 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do MAC


O Museu de Arte Contemporânea (MAC), ligado à Universidade de São Paulo (USP), comemora 40 anos de fundação com a exposição Interfaces Contemporâneas. O público poderá conferir, na Capital, no período entre 9 de abril e 8 de junho, coleções de pinturas, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais de artistas como Anita Malfatti, Boccioni, Chagall, De Chirico, Di Cavalcanti, Modigliani, Picasso, Portinari, Tarsila do Amaral, Nuno Ramos, Leda Catunda, Paulo Pasta, Daniel Senise e Regina Silveira, entre outros. A entrada é franca.

Interfaces Contemporâneas destaca a contribuição que o MAC recebeu de ex-diretores, artistas, pesquisadores e profissionais. É exibida a relação do museu com os principais movimentos artísticos que surgiram depois de sua fundação. E também as relações da instituição com diferentes áreas do conhecimento.

Histórico do MAC

O MAC foi criado em 8 de abril de 1963, dois meses depois que Francisco Matarazzo Sobrinho doou à USP o acervo que constituía o antigo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Na ocasião, Francisco e sua esposa Yolanda Penteado cederam seus acervos particulares ao novo museu. A nascente instituição abriu espaço para as diferentes vanguardas artísticas da arte moderna. Ao longo do tempo, formou um público interessado na arte contemporânea e atua como incentivador de novos talentos.

A localização do MAC

O acervo do MAC está dividido em três edifícios. O Parque do Ibirapuera abriga um dos prédios, e a Cidade Universitária da USP recebe os outros dois. Neles o visitante aprecia as obras de arte, tem acesso à biblioteca e participa de atividades como disciplinas de graduação, cursos de extensão cultural, ateliês e visitas orientadas. Um contrato firmado entre o MAC e o Centro Cultural Fiesp tem permitido ao Museu realizar exposições na Galeria de Arte do Sesi, na avenida Paulista, facilitando o acesso das pessoas às obras.

A biblioteca do MAC possui um conjunto de cinco mil livros a respeito de artes plásticas, 181 títulos de periódicos, 22.681 slides, 27.862 catálogos de exposição, quatro mil cartazes e 1.400 pastas de recortes de jornais dos artistas do acervo. Parte deste material está disponível para consulta pela Internet, no catálogo eletrônico do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da USP. Há ainda pesquisa em CD-Roms do Art Index, Unibibli e a produção acadêmica da USP.

No endereço eletrônico do MAC, o público tem acesso a todas as exposições – em andamento e as anteriores – com informações sobre as obras, artistas, técnicas, entre outras. Além disso, a página da Internet informa também os eventos (cursos, palestras, encontros) e projetos em desenvolvimento no museu. O público pode ainda visitar duas exposições virtuais exclusivas: Obra em contexto e 22 e a Idéia do Moderno, ambas com acesso a partir da página inicial do site.

SERVIÇO
Museu de Arte Contemporânea – www.mac.usp.br
Correio eletrônico – informac@edu.usp.br
Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3091-3327
Visitas: terça a sexta-feira das 10 às 19 horas – finais de semana e feriados, das 10 às 16 horas

(AM)