Exposição: Itesp leva exposição Cultivando Sonhos à USP

Objetivo é promover e valorizar as ações e atividades dos assentamentos rurais e comunidades de quilombos do Estado

qua, 26/03/2003 - 20h52 | Do Portal do Governo

Para mostrar ao público universitário a vida cotidiana nos assentamentos rurais e comunidades quilombolas de São Paulo, a Fundação Instituto de Terras (Itesp) promove, a partir de 3 de abril, no anfiteatro Camargo Guarnieri, campus da USP, a exposição fotográfica Cultivando Sonhos.

A mostra reúne 48 flagrantes da lida diária no campo, das horas de lazer, festas, atividades artesanais e artísticas e do contato com a natureza, distribuídos em 12 painéis. Os visitantes também ficarão sabendo, entre outras informações, que o Estado de São Paulo já possui 147 assentamentos da reforma agrária e que existem 32 comunidades remanescentes de quilombos já identificadas, a maioria delas no Vale do Ribeira.

Inaugurada em abril de 2002, na estação Sé do Metrô, a exposição Cultivando Sonhos já esteve no Conjunto Nacional, no Arquivo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes, e nos municípios de Andradina e Registro. Este ano deve chegar também aos municípios de Presidente Prudente, Piracicaba, Sorocaba, Bauru, Campinas e Itapeva.

O objetivo é promover e valorizar as ações e atividades dos assentamentos rurais e comunidades de quilombos do Estado, destacando o principal aspecto que tem impulsionado essas famílias: o resgate da cidadania.

A Fundação Itesp, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo.

Serviço

Exposição Cultivando Sonhos, de 3 a 20 de abril, no anfiteatro Camargo Guarnieri, Cidade Universitária. Entrada franca.