Exposição: IAC mostra suas pesquisas na Expoflora

A exposição será realizada de 29 de agosto a 22 de setembro em Holambra

sex, 23/08/2002 - 18h12 | Do Portal do Governo

Alimentos que fazem parte do dia-a-dia e produtos presentes em diversos momentos da vida de todo brasileiro – desde a planta até a mercadoria que chega aos supermercados. Essa será a exposição que o Instituto Agronômico (IAC-APTA), levará para a Expoflora 2002, de 29 de agosto a 22 de setembro, em Holambra.

Neste ano, a participação do IAC na Expoflora tem por objetivo mostrar o quanto o IAC está presente nas situações comuns da vida. ‘Vamos mostrar que nós (o IAC) participamos do cotidiano da vida das pessoas’, explica a diretora do Centro de Comunicação e Transferência de Conhecimento do IAC, Yone Mangilli S. Boaventura.

No estande do IAC, de 170m², o público irá ver plantas e produtos – por exemplo, o amendoim e a paçoca. O trigo e o pão. A seringueira e o pneu. O cacau e o chocolate. A cana e o açúcar. Não haverá, neste ano, exposição de técnicas, como hidroponia e meteorologia. Isso porque optou-se por mostrar a planta e o produto pronto, que já absorveram a tecnologia gerada no IAC, durante 115 anos. As publicações do IAC estarão à venda no estande.

Para dar ao público uma ampla visão do trabalho realizado no Instituto Agronômico, foram escolhidos três temas: café da manhã, alimentos e indústria. Dentre as 130 culturas trabalhadas no IAC, foram escolhidos alguns grupos de culturas dispostas nesse triplo aspecto.

Para combater o desconhecimento com relação às culturas e à diversidade existente, é que o IAC irá difundir informações junto ao grande número de pessoas que visitam a Expoflora.

Comum na vida do brasileiro, a batata será uma das culturas presentes. Certamente poucos sabem que a ‘batata da onda’, tão conhecida, foi desenvolvida pelo IAC. Na exposição, o público saberá que há diferentes variedades de batata, cada qual destinada a um uso – para fazer nhoque ou para fritar.

Graças às pesquisas do IAC, o Estado de São Paulo é maior produtor de seringueira do País. Qual a importância dessa árvore? O pneu de avião tem 100% de borracha de seringueira, que também é utilizada na fabricação de vários outros produtos, como ‘camisinha’.

Muitos também não sabem que o pimentão amarelo também é uma criação do IAC. Comparando o seu formato com o das variedades vermelho e verde, verifica-se que o amarelo é mais liso. Essa característica impede a retenção de agrotóxicos, bastante usados no cultivo dessa planta. O famoso feijão carioca também teve origem no IAC.

Como não poderiam faltar as flores, os belos antúrios IAC também estarão expostos. E sem dúvida muitos irão, disfarçadamente, pegar a planta para ver se não é de plástico. Tamanha a perfeição da planta que integra o Programa de Melhoramento do IAC.

Carla Gomes, do IAC