Exposição: Fotos no Museu Florestal ‘Octávio Vecchi’ mostram biomas paulistas

Mostra vai até 14 de outubro

sex, 01/10/2004 - 15h48 | Do Portal do Governo

Fotografias sobre águas costeiras, Mata Atlântica, centros urbanos, água doce e cerrado compõem a exposição “Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras”, no Museu Florestal “Octávio Vecchi”, até o dia 14 .

A mostra, que marca os cinco anos de Programa BIOTA/FAPESP e a chegada da primavera, é dirigida a estudantes e ao público em geral. A Mata Atlântica e o cerrado, que constituem os dois grandes biomas paulistas, são mostrados com riqueza de detalhes enfocando a paisagem, espécies, mapas e imagens de satélite, acompanhados de textos didáticos. O material traz a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, centros urbanos e vegetação nativa remanescente.

A estrutura da exposição faz com que o visitante siga por um caminho semelhante ao que percorreria se chegasse a São Paulo pelo Litoral Norte e se dirigisse para o Interior do Estado. Os módulos estão posicionados na seguinte seqüência: Águas Costeiras, Mata Atlântica, Centros Urbanos, Água Doce e Cerrado. A mostra traz, ainda, painéis explicativos sobre o Programa BIOTA/FAPESP e listagem dos projetos.

Paralelamente à mostra, está programada uma palestra do professor de Biologia da UNICAMP, Carlos Alfredo Joli, sobre os principais biomas encontrados no Estado, que constituem o tema da exposição de fotografias.

A exposição está sendo realizada por meio de uma parceria do Instituto Florestal com a Editora Horizonte Geográfico e Serviço Social do Comércio (SESC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Citigroup, e patrocínio da Natura.

Até janeiro de 2005 a exposição será levada para outras regiões da cidade de São Paulo, como Itaquera e Interlagos, e do Estado, como Campinas e Ribeirão Preto. A programação completa está disponível no endereço no endereço eletrônico: (www.biota.org.br/expobio/).

Administrado pelo Instituto Florestal, o museu fica à Rua do Horto, 931, e abre de segunda a sexta-feiras, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 11-6231.8555, ramais 2063 e 2053.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.