Exposição fotográfica ‘Cultivando Sonhos’ vai contar história da reforma agrária no Estado

nd

qua, 13/03/2002 - 17h20 | Do Portal do Governo

A exposição fotográfica Cultivando Sonhos, organizada pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vai mostrar o cotidiano das famílias assentadas e remanescentes de quilombos  

Você sabia que o Estado de São Paulo possui 140 assentamentos da reforma agrária? Ou que existem 25 comunidades remanescentes de quilombos já identificadas, a maioria delas no Vale do Ribeira? Para divulgar essas e outras informações é que a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, vai realizar a exposição fotográfica ‘Cultivando Sonhos’.

Com lançamento previsto para o dia 4 de abril, na estação Sé do Metrô, a exposição reunirá fotografias produzidas ao longo do trabalho do Itesp com as comunidades atendidas. São flagrantes da lida diária no campo, das horas de lazer, festas, atividades artesanais e artísticas e do contato com a natureza, distribuídos em 12 painéis, com textos produzidos pelos próprios assentados e quilombolas.

O objetivo é promover e valorizar as ações e atividades dos assentamentos rurais e comunidades de quilombos do Estado, destacando o principal aspecto que tem impulsionado essas famílias: o resgate da cidadania.

Depois a mostra será transferida para o Conjunto Nacional, onde começa a ser apresentada no dia 3 de junho. No dia 4 de agosto, será a vez do Arquivo do Estado abrigar a exposição. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Mais informações sobre a exposição fotográfica ‘Cultivando Sonhos’ no site do Itesp ou pelo telefone (0XX11) 3242 0933, ramal 1708.