Exposição: Flor Garduño expõe fotografias no Memorial da América Latina

A exposição pode ser vista a partir desta quarta-feira, dia 6

seg, 04/07/2005 - 17h21 | Do Portal do Governo

A Galeria Marta Traba expõe de 6 de julho a 7 de agosto, o mais recente trabalho da fotógrafa mexicana Flor Garduño. “Flor Garduño Flor” é o nome da exposição que trata de paisagens interiores.

As fotos, em preto-e-branco e com luz natural, foram feitas nas suas casas no México e na Suíça, países nos quais Garduño reside. Objetos, seus amigos e filhos e naturezas mortas – ou silenciosas, como prefere a artista – são seus modelos preferenciais.

As fotografias fazem parte do livro “Inner Light’ , que sucede o seu trabalho mais conhecido, “Testigos del Tiempo’, que Flor expôs na Galeria Marta Traba em 1999. Itinerante, “Flor Garduño Flor” vem do Peru e daqui segue para Argentina, Bolívia e Venezuela.

“Flor é mais íntimo e introspectivo, sobretudo pelo tema e pela forma de abordá-lo. O título da exposição reflete a intimidade, as naturezas silenciosas, os retratos e a presença de animais: o conjunto de minhas obsessões. Flor é como um diário ou um bloco de notas sobre minhas fantasias”, explica a fotógrafa, que foi assistente do reconhecido fotógrafo mexicano Manuel Alvarez Bravo (1902-2002).

Ambos, Flor e Bravo, são descritos por críticos de arte como fotógrafos-poetas, numa alusão às metáforas visuais criadas por eles. Assim como seu mestre, Flor expôs em importantes galerias ao redor do mundo e suas fotos estão nas coleções particulares e públicas, como as do MoMA, de Nova York, do J.P. Getty Museum, de Los Angeles, e do Stiftung fur Fotografie, em Zurique.

Flor Garduño nasceu em 1957 na Cidade do México, estudou na Academia de San Carlos e publicou seu primeiro livro, Magia del Juego Eterno, em 1985.

Galeria de Fotos

Flor Garduño Flor
De 6 de julho a 7 de agosto
de terça a domingo, das 9h00 às 18h00
Local: Galeria Marta Traba
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portões 5 e 6

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.