Exposição: FAU exibe obras da fotógrafa e arquiteta Kristine Weimer

nd

seg, 26/08/2002 - 19h49 | Do Portal do Governo

Na tentativa de trazer sempre novas propostas e idéias em suas exposições, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP conta, até sexta-feira, dia 30, com a exposição Moradores Amontadas-Imagens da rua Sólon, 934, da fotógrafa e arquiteta norte-americana Kristine Weimer.

‘É a primeira vez que exponho no Brasil mas a temática social é uma constante em meu trabalho. Meu projeto anterior consistia em um documentário fotográfico de Gaslight District, bairro mais antigo de Winnipeg, Canadá’, explica Kristine. ‘Desta vez, em Moradores Amontadas, tentei retratar a simplicidade em que vive grande parte da população brasileira’.

Com fotos penduradas como se estivessem em um varal, Kristine trouxe ao Salão Caramelo imagens da rotina dos moradores de um cortiço do bairro paulista Bom Retiro.

Crianças, prédios e fiações irregulares são registrados de forma a levar o observador a um questionamento de seus valores sociais sem haver a necessidade de uma única palavra. ‘Quando cheguei ao Brasil não sabia o idioma e a fotografia era a única maneira que tinha para comunicar-me. Ao mostrar minhas fotos todos compreendiam o que sentia e compartilhavam de minhas idéias e frustrações’, relembra Kristine.

Em sua volta a Nova Iorque, onde vive e cursa pós-graduação em arquitetura na Parsons School of Design, a fotógrafa leva consigo novas idéias para uma futura exposição: antes de sua partida Kristine visitou as penitenciárias femininas da Capital e do Tatuapé, São Paulo, retratando a vida dessas mulheres isoladas do mundo externo.

‘Minha viagem e pesquisa no Brasil propiciaram um aumento de minha sensibilidade. Agora penso em enriquecer minha pós-graduação com o material colhido e pesquisar ainda mais sobre essa diversidade cultural e social que existe em todos os países.’

A exposição de Kristine Weimer se encontra no Salão Caramelo da FAU, rua do Lago, 876- Cidade Universitária- São Paulo.

Mais informações: (11) 3091- 4801

Juliana Kiyomura Moreno
Agência USP