Exposição: Estações da CPTM têm roteiro cultural

Nova exposição chega à Estação Cidade Jardim, na Linha C, na próxima terça-feira,dia 3

qui, 28/11/2002 - 19h47 | Do Portal do Governo

Este é o último fim de semana para os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) visitarem a mostra de Aldemir Martins, que permanecerá na Estação Brás, até a próxima quarta-feira, dia 4. Em compensação, uma nova exposição chega à Estação Cidade Jardim, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), já na terça-feira, dia 3. A mostra, “Passageiros da Ilusão”, exibirá obras da artista mineira Regina Rennó, até o dia 10 de janeiro de 2003.

“Todas as linhas de Aldemir Martins” – Os usuários da CPTM podem ver a exposição de Aldemir Martins, no mezanino da Estação Brás. Ela é composta por 80 gravuras que destacam figuras do nordeste, fauna e flora do Brasil, das 4 horas às 24 horas.

O projeto “Todas as Linhas de Aldemir Martins” foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o apoio da CPTM, Metrô, Grupo Banespa/Santander e Contexto Propaganda. Os trabalhos foram selecionados pelo curador Umberto Mateus.

“Passageiros da Ilusão” – Na Estação Cidade Jardim, o trabalho da artista plástica Regina Rennó aparece nas telas de 1,50 x 2,00, em têmpera sobre lona, formando dois painéis de 2,00 x 3,00m e uma tela de 1,50 x 2,00m. Além disso, será colocado um personagem representado por um boneco, no tamanho natural de um homem, confeccionado em massa de papel, roupas e objetos reais, sentado em um banco de madeira – modelo das antigas estações de trem.

Segundo Regina Rennó, seu maior instrumento de trabalho é a leitura do que está por trás das fisionomias, das lentes dos óculos, das posições das mãos. “Sempre observei as pessoas, na rua, nos coletivos urbanos, em filas de espera. Interesso-me muito pela alma do ser humano. Lembro-me de ouvir da minha professora de modelo vivo, na faculdade, que deveríamos desenhar o sentimento do modelo”, conta.