Exposição: Estação Tiradentes do Metrô recebe presépios do Museu de Arte Sacra

Abertura da mostra será neste sábado, dia 13

sex, 12/12/2003 - 12h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura abre neste sábado, dia 13, em parceria com o Metrô, uma mostra de quatro presépios do acervo do Museu de Arte Sacra (MAS) na Estação Tiradentes, transformando o local em uma espécie de ala do MAS. O objetivo é levar um pouco do acervo deste museu aos cerca de 19 mil usuários que passam diariamente pela estação. ‘A iniciativa é excelente porque leva o museu até o cidadão’, afirma Claudia Costin, Secretária da pasta.

Na estação ficarão expostos um presépio de 15 peças em barro cozido e policromado, título e autor desconhecidos, de Caruaru (PE); o Presépio de Nazaré, com 65 peças feitas por Elizabeth da Silva Medeiros, Teresina (PI); um exemplar de 50 peças de mestre Vitalino (Vitalino Pereira dos Santos), também sem título, Caruaru (PE); e um conjunto de 31 peças, feito por Maria Carolina Delfort, do Rio de Janeiro.

Além destes conjuntos, o público poderá conferir painéis fotográficos e um pouco da história do Presépio Napolitano, o mais importante exemplar no acervo brasileiro de arte sacra, com 1.620 peças que reproduzem a noite do nascimento do menino Jesus em uma vila italiana do século XVIII, com todos os seus personagens e costumes representados. Vale destacar que esta preciosidade e outros 125 exemplares continuam expostos no MAS. Os usuários do metrô interessados em visita-los terão descontos de 75%, basta retirar cupom de desconto na própria estação.

A mostra foi possível graças ao apoio da empresa de vigilância Ultrak, que cedeu as câmeras para monitorar as peças, e da Companhia de Seguros Vera Cruz, que ofereceu os seus serviços gratuitamente.

Exposição de Presépios Napolitanos na Estação Tiradentes
Aberto no horário de funcionamento da estação: 4h40 às 00h28

(LRK)