Exposição: Estação República apresenta exposição ‘O Universo Feminino na Propaganda’

Mostra organizada pelo programa Ação Cultural do Metrô apresenta imagens que a publicidade brasileira associa à mulher

sáb, 12/06/2004 - 12h50 | Do Portal do Governo

Está em cartaz na Estação República, da Linha 3-Vermelha (Barra Funda – Corinthians/Itaquera) a exposição ‘O Universo Feminino na Propaganda’, dentro do programa Ação Cultural do Metrô. A mostra, que ficará no local até o final deste mês, apresenta imagens que a criação publicitária brasileira associou à mulher, ao longo dos últimos 100 anos.

As transformações dos costumes, da estética e da própria propaganda brasileira são destacados a partir da mostra de cerca de 200 cartazes, calendários e ventarolas das principais marcas de refrigerantes e cervejas da AmBev (American Beverage Co., Companhia de Bebidas das Américas), realizadora da exposição, que integra o projeto ‘Memória Viva’ daquela empresa.

A exposição, que em julho seguirá para a Estação Paraíso do Metrô, ressalta a presença constante da imagem feminina nas campanhas publicitárias. A partir do vestuário, expressões e atitudes incorporadas pela mulher no decorrer do tempo, é possível identificar movimentos culturais e sociais que marcaram épocas.

Universo Feminino em Transformação

Nas três primeiras décadas do século XX, a publicidade foi muito influenciada pelos movimentos artísticos europeus Belle Époque e Art Nouveau, caracterizados pelo exagero na representação e na aparência lânguida dos personagens retratados.

Nos anos 50 e 60, já com a hegemonia das influências culturais americanas, a representação idealizada da mulher na publicidade ganha traços suaves, sempre acompanhados por um sorriso sedutor. A partir dos movimentos sociais de emancipação feminina, que ganharam espaço na segunda metade da década de 60, a publicidade passa a cultuar a mulher independente e formadora de opinião, conceito predominante nos dias atuais.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô

M.J.