Exposição: Estação Clínicas do Metrô apresenta ‘Netos’ de imigrantes

Fotos revelam traços e atitudes de jovens anônimos, entre 14 e 24 anos

qua, 18/08/2004 - 10h05 | Do Portal do Governo

Até o dia 8 de setembro, os usuários do Metrô podem conferir na Estação Clínicas, da Linha 2 (Ana Rosa – Vila Madalena), a exposição fotográfica ‘Netos’, da fótógrafa, diretora e documentarista Mari Stockler. A mostra retrata netos e bisnetos de imigrantes, das mais variadas ascendências, que habitam a Capital paulista nos seus 450 anos.

São 50 fotos, em grande escala (2 metros de altura por 85 cm de largura) revelando traços e atitudes de jovens anônimos, entre 14 e 24 anos, escolhidos a partir de uma ampla pesquisa de campo em bairros, shows, galerias, eventos de cinema e festas, com coordenação do Museu da Pessoa. As fotos, bastante chamativas, expõem as diversas origens dos fotografados, como libanesas, italianas, austríacas, dinamarquesas, indianas, japonesas, russas, entre outras, além das brasileiras.

A mostra traz ainda depoimentos dos jovens, que dividem curiosidades de suas origens; seus pais, avós e bisavós. Uma das 50 retratadas, por exemplo, é a estudante Sharon Sancovski, de 18 anos, paulistana, neta de romeno, argentina e chinês, além de bisneta de turco e russo.

Quem já viu a exposição gostou bastante. A estudante Cibele Freire, de 21 anos destaca: ‘exposições como essa mostram a grandeza de nosso país e suas mais diversas origens e histórias’.

A exposição ‘Netos’, de Mari Stockler, é uma realização do programa Ação Cultural do Metrô, com pesquisa histórica a cargo do Museu da Pessoa.Net e apoio cultural do Instituto Itaú Cultural.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)