Exposição: Estação Ciência mostra ‘Mundo a Vapor’

Mostra será aberta nesta quinta-feira, dia 28

ter, 26/10/2004 - 18h14 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência abre nesta quinta-feira, dia 28, a exposição ‘Mundo a Vapor’, mostra miniaturas em escala de meios de
transporte que funcionavam a vapor nos séculos passados e uma locomotiva que fará passeios com o público nos fins de semana

Em ‘Mundo a Vapor’, a Estação Ciência irá resgatar um pouco da história, não só do Brasil, mas também de outros países, nos meios de transportes. Cinco miniaturas, que funcionam, fabricadas pelo técnico industrial Edmar Mammini, fazem parte da exposição.

Entre as miniaturas estão o trator agrícola de 1912, feito em latão, ferro e bronze. O grande destaque da exposição ficará por conta da Locomotiva Pacific, de 1925, que pertencia à Estrada de Ferro Sorocabana. Fabricada com caldeira de cobre e máquina de ferro fundido, a peça é uma cópia fiel à original, sendo um resgate da história ferroviária do Estado.

A mostra terá também barcos, como a Gaiola do São Francisco ‘Belmiro Gouveia’, de 1910, feito em madeira, fibra sintética e bronze. Este barco era um meio de transporte na época, que acabou naufragando e foi reconstituído em detalhes por Mammini. Além desses, tem ainda uma lancha inglesa Off Shore, de 1890, feita com madeira, ferro fundido e cobre, e um motor de navio e barcos antigos, com caldeira de cobre e máquina de ferro fundido.

Todos os objetos da exposição estarão em funcionamento para que o público possa conhecer um pouco mais do passado. A Locomotiva ficará percorrendo alguns metros de trilhos, em local especialmente ambientado para isso e crianças e adultos poderão embarcar nos vagões e fazer um passeio de maria-fumaça na Estação Ciência.

A paixão do lapeano Edmar Mammini de fabricar miniaturas em escala de meios de locomoção dos séculos passados resgata uma época bem diferenciada. Ao longo dos anos, Edmar foi estudando, fabricando peças e colecionando-as. Hoje, seu acervo conta com inúmeros modelos e alguns deles até lhe renderam prêmios internacionais.

A exposição Mundo a Vapor ficará na Estação Ciência até o dia 21 de novembro, podendo ser visitada de terça a sexta, das 8 às 18 horas, sábados, domingos e feriados, das 13 às 18h. Passeios de locomotiva, sábados e domingos, às 15 horas (se não chover). A Estação Ciência fica à Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa. Telefone 3673-7022.

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência/Rosane Storto/L.S.