Exposição: Diversas mostras fotográficas, desenhos de Guita Charifker e retrospectiva de Iberê Camar

Neste final de semana, na Pinacoteca do Estado

sáb, 28/06/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

Está é a última oportunidade para ver as exposições ‘Prata Sobre Pele Sobre Prata’ e ‘Bamako’, na Pinacoteca. As mostras, que integram o VI Mês Internacional da Fotografia, terminam no Domingo 29. A primeira é composta de um ensaio com 40 imagens de Gal Oppido e prataria de Hugo Curti. Já Bamako, traz a Fotografia Africana do Novo Milênio, reunindo um conjunto de 100 imagens produzidas por 14 dos mais representativos fotógrafos africanos.

A exposição Viva a vida!, de Guita Charifker, em cartaz até 20 de julho, é composta de um conjunto de desenhos, aquarelas e pinturas, nos mais variados formatos, totalizando 56 obras. O público poderá acompanhar os diversos momentos da artista plástica pernambucana e sua transição entre o desenho e a aquarela. Descoberta por Roberto Pontual nos anos 70, Guita Charifker vem construindo uma sólida carreira.

Outra mostra imperdível é a retrospectiva ‘Iberê Camargo: Diante da Pintura’, do artista gaúcho morto em 1994 e considerado um dos mais importantes nomes das Artes Plásticas no país. São cerca de 100 obras que abrangem as diversas fases e temas da trajetória do artista, entre pinturas, gravuras e desenhos.

O curador da mostra e crítico de arte, Paulo Venâncio Filho, destaca que nesta exposição ‘toda a pintura, as primeiras paisagens, retratos, naturezas-mortas, passando pela produção abstrata que tem início o final dos anos 50, com a fase dos Carretéis, até a volta à figuração nos anos 80, com os Ciclistas, estão presentes, junto com as trágicas telas do final da vida e com o importantíssimo Iberê desenhista e gravador’.

Até 29/06 – ‘Bamako’ e ‘Prata sobre Pele sobre Prata’
Até 20/07 – ‘Viva a vida!’, de Guita Charifker
Até 27/07 – ‘Iberê Camargo: Diante da Pintura’

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Fone (11) 229-9844
De terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingressos: R$ 4,00
Grátis aos sábados
Estudantes c/ carteirinha e idosos acima de 65 anos pagam meia
Acesso a portadores de deficiência física

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB