Exposição: Começa hoje a mostra Sant’Ana, Coleção de Angela Gutierrez

Na Pinacoteca, a partir das 10 horas

ter, 01/07/2003 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugura às 10 hroas desta terça-feira, dia 1º, a mostra Sant’Ana composta de imagens populares e eruditas da referida santa, em diversos estilos e técnicas. Ao todo serão exibidas duzentas imagens que integram a coleção de Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, de Belo Horizonte.

O acervo foi formado ao longo de três décadas de pesquisas e apresenta um panorama da iconografia católica brasileira entre os séculos XVII e XIX. Curadoria de Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. Na ocasião, será lançado ‘O Livro de Sant’Ana – Coleção Angela Gutierrez’ (192 páginas), com fotografias e textos sobre as imagens.

No Brasil colonial e imperial (1500-1889), a devoção a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria, constitui um dos pontos mais significativos da religiosidade popular que se consagra no bojo de usos e costumes, hábitos, tradições, fatos e lendas, mitos ameríndios, europeus e africanos conjurados na formação cultural da nova terra. Ana é a mater et magistra que preside o processo de configuração da família brasileira e de enquadramento da organização social nos padrões da ordem advinda da era feudal e dos sacrossantos princípios da colonização portuguesa.

A descoberta do ouro, no final do século XVII, faz surgir, no interior do Brasil, uma civilização e uma cultura que, marcadas pelos padrões barroquistas, caracterizam tanto um estilo de vida singular quanto expressões próprias no campo da criação artística. O apogeu da produção aurífera e a descoberta dos diamantes do Tijuco e Serro Frio (1724) estimulam o requinte do ambiente social e o apuro das artes em todo o território das Minas Gerais, ao fim do primeiro quartel setecentista. É nessa atmosfera de opulência e esplendor que se irradia o chamado Barroco Mineiro, um conjunto de variadas manifestações ensejadas pela fortuna do nosso século dourado. A legenda de Ana adquire dimensão extraordinária nesse contexto.

Mostra Sant’Ana
Dia 1º de julho, às 10h

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, nº 2 – Luz
Fone: (11) 229-9844
Até 03/08, de terça a domingo das 10h às 17h30
Ingressos: R$ 4,00
Estudantes c/ carteirinha pagam meia
Grátis aos sábados

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB