Exposição: Carandiru está de ‘Portas abertas’ no Metrô

São 80 fotos de Doug Casarin, que capturou imagens da Casa de Detenção de São Paulo

ter, 10/09/2002 - 16h51 | Do Portal do Governo

Durante o mês de setembro, estará em exposição no Metrô o projeto Carandiru – ‘Portas Abertas’, na estação Sé, com 80 fotos de Doug Casarin, que capturou imagens da Casa de Detenção de São Paulo, considerada o maior presídio da América Latina.

A desativação do complexo Carandiru foi anunciada no fim do ano de 2001. Desde então, o fotógrafo Doug Casarin está trabalhando nesse projeto. Por meio de um acervo de quase mil imagens em preto e branco (captadas entre março e agosto de 2002), Doug procura mostrar cenas do cotidiano dos presos e um pouco dos seus sentimentos vividos em suas incursões dentro e fora dos pavilhões, bem como curiosidades dos aspectos arquitetônicos e históricos.

Além dessa exposição, os usuários do Metrô também poderão conferir a entrada da primavera em duas mostras: a primeira delas é Primavera em Origami, no Espaço Design da estação Sé. Primavera no Parque é a segunda exposição que acontece na estação Sé e conta com fotos de flores brasileiras encontradas nos parques e jardins durante a primavera.

Essas exposições fazem parte do Programa ‘Ação Cultural’, desenvolvido pelo Metrô. A programação do mês de setembro inclui também as seguintes exposições: Pedras do Sagrado, na estação Santa Cecília; Me – Congelo – Te, na estação Clínicas; Paris 1900, na Vitrine do Masp – estação Trianon – Masp; e Remain in Light, na estação Sé, iniciada no mês de agosto e que permanece no Metrô por mais este mês. A mostra traz um ambiente de ‘insetos eletrônicos’ na forma de luz e som e é uma parceria do Metrô com o Instituto Itaú Cultural.